Foto: Maurício Porão
O evento aconteceu na Cidade Universitária e reuniu diversos profissionais
A VII Jornada da Orientação Pedagógica (Jornada POP) continuou, nesta quarta-feira (18), na Cidade Universitária. O segundo dia da programação foi marcado por fóruns temáticos presenciais, com a participação de professores orientadores pedagógicos, educacionais, supervisores e diretores. O encontro contou ainda com apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Dolores Garcia, que encantaram o público com “Aquarela” e “Brasileirinho”.
Os temas apresentados foram: “O pensamento computacional como instrumento educacional e resolução de problemas", com o professor e doutor Sérgio Crespo; "Conhecimento escolarizado e os profissionais da educação como curriculistas", com a professora e doutora Gelta Terezinha Xavier; e "O desafio de educar num mundo em metamorfose", com o professor e doutor em educação Ailton Dias.
De acordo com a coordenadora da Orientação Pedagógica, Maurilea Rodrigues, o objetivo foi debater temas que fazem parte dos desafios da educação na atualidade. “A proposta é pensarmos de forma coletiva as soluções para problemas e conflitos, estabelecendo uma nova trajetória. No primeiro dia tivemos um debate online e para encerrarmos trouxemos orientações para nosso cotidiano escolar”, disse Maurilea.
O Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, destacou que é preciso pensar nos caminhos do uso das tecnologias. “A ideia é construir políticas públicas e educacionais, por meio desses encontros que geram reflexões e propostas”, frisou o Secretário.
O palestrante Sérgio Crespo destacou que o pensamento computacional é um instrumento de aprendizagem e resolução de problemas. “As experiências são ricas em uma sociedade mediada pela tecnologia, mas podemos escolher o melhor contexto para utilizá-la. O grande desafio é aplicar as tecnologias, por meio do reconhecimento de padrões e, também, despertando a criatividade, além de proporcionar a inclusão”, explicou.
A Coordenadoria de Orientação Pedagógica, em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia, da Secretaria de Educação, e a Adjunta de Educação Básica organizaram a programação.