logo

Fronteira: obras de contenção continuam

31/08/2006 16:19:00 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé continua com as obras do muro de contenção na Fronteira. Com pedras grandes e pequenas, o muro vai ajudar a conter a força das ondas que todo ano castiga o bairro. O prefeito Riverton Mussi determinou que o muro seja feito em toda a extensão de mar que corta o bairro – uma faixa de cerca de 400 metros.

- Vamos alargar a rua para aumentar o máximo possível o volume de peso que será colocado na margem. Nosso objetivo é diminuir ao máximo o impacto das ondas, evitando que as casas sejam abaladas -, explicou o secretário de Obras, Tadeu Campos. A colocação de pedras de até duas toneladas vai continuar. Ao todo, quatro carretas estão fazendo o trabalho.

- Estamos colocando as pedras maiores para conter a força das ondas, evitando que o mar leve as pedras menores”, comentou o secretário. As medidas tomadas pela prefeitura seguem as determinações do Instituto de Pesquisas Hidroviárias (INPH), órgão ligado ao Ministério de Transportes.

Os técnicos do INPH vão apresentar laudo apontado quais as medidas definitivas para resolver o problema. O órgão estuda a região desde 1982, acompanhando outros processos de erosão causados pelas correntes marítimas em Macaé, Carapebus e outros municípios. O Instituto já emitiu laudos para a Petrobras e prefeitura de Macaé e realizou inspeção técnica no Rio Macaé e pontal, em agosto de 1990.