Fumdec abre curso de qualificação para instituições sociais

03/04/2007 16:40:00 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Durante três meses, representantes de 69 instituições sociais e de 14 secretarias municipais vão participar do curso de Qualificação em Projetos Sociais, promovido Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac). O curso é uma das etapas do projeto “Parceiro Social”, que visa valorizar o trabalho realizado pelas instituições e qualificá-las em busca da auto-sustentabilidade.

As aulas serão ministradas pela mestra em sociologia e antropologia, Denise Maria Duque Estrada, às terças e quintas, na Funemac. Dividido em três módulos, o curso vai abordar temas como Estruturas de Projetos, Fomento e Legislação. “Qualificadas, as instituições poderão fazer a sua prestação de contas à população com mais responsabilidade”, disse o presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira.



Para Neide Santos Brito, da Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé, a iniciativa da prefeitura de profissionalizar instituições as colocas mais perto das empresas. “A qualificação é uma oportunidade para que as empresas tornem-se parceiras das instituições”, comentou.



“Ganham as instituições que poderão se aprofundar nos projetos com mais segurança. Espero que esse trabalho da prefeitura não pare, pois só vem agregar valor às instituições”, avalia Neide. A presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), Márcia Moraes, lembra que além de importante, o trabalho do Fumdec não é focado no presente. “É uma preparação para no futuro as instituições possam ser auto-sustentáveis”, afirmou.