Foto: Divulgação
Impulsionar o desenvolvimento econômico é meta da prefeitura
Representantes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) da prefeitura participaram do “Lidera Rio”, na terça-feira (1º), na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O evento contou com as palestras “Programas Federais para Municípios – PAC” e “Boas Práticas na Gestão de Convênios”, além de rodadas de contatos e articulações.
De acordo com informações da vice-presidente do Fumdec, Sílvia Barreto, os profissionais participaram da discussão sobre "Gestão Pública e Desenvolvimento Econômico" e conversaram sobre possíveis parcerias com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banco do Brasil (BB).
Ela acrescentou que o Fumdec vai se reunir novamente com o Banco do Brasil, em 15 de outubro, para uma nova conversa com a finalidade principal de proporcionar o financiamento de microcrédito agrícola para o município. Uma possível instalação do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Rio de Janeiro (EGP/Rio) também esteve na pauta.
O objetivo, segundo Sílvia, é possibilitar a capacitação de profissionais para criar projetos e captar recursos financeiros, para que os programas sejam concretizados no município.
A vice-presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaé informou ainda que os técnicos se reuniram com representantes do Ministério da Agricultura para estudar a possibilidade de realizar cursos de capacitação para os agricultores locais.
O evento contou também com a participação de representantes da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Ministério das Cidades; Ministério da Agricultura; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério das Comunicações; Ministério do Esporte e Integração; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e Banco de Desenvolvimento Econômico.