Vinte empresários participaram, nesta quinta-feira (31), de treinamento oferecido pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec). O treinamento, realizado no auditório do Sebrae, teve objetivo de reduzir o índice de mortalidade infantil (termo usado para fechamento de empresas recém-criadas) das empresas instaladas em Macaé.
- O ciclo de treinamento conta com apoio do Sebrae e acontece a cada 15 dias. Sendo que o trabalho prossegue com a orientação dos consultores do Fumdec -, reforça o presidente do Fumdec, Jorge Siqueira.
Os empresários foram mapeados através da agência do Macaé Facilita. “São pequenos empresários que consultaram os serviços do banco municipal, como o oferecido pela secretaria de Fazenda em parceria com Associação de Contabilistas Macaense”, afirma o assessor de Projetos Econômicos do Fumdec, Raimundo Neto.
O treinamento teve seu foco na orientação empresarial e profissional. Foram abordados temas como a visão do emprego e do negócio formal e informal. Dentro do treinamento, pequenos empresários tiveram a oportunidade de conhecer como as tendências do mercado em Macaé e no todo Estado do Rio de Janeiro, onde as margens de lucros passaram a ser menor.
O treinamento focou ainda o perfil do cliente, que a cada dia está mais exigente. Por fim, foi abordada a questão da avaliação, como caminho para quem quer abrir um novo negócio ou dar continuidade ao já em funcionamento. Para o assessor do Fumdec, não basta oferecer somente o crédito, é importante também capacitar o empresário para o seu crescimento profissional.