Fumdec realiza pesquisa de comércio no Parque Aeroporto

22/10/2014 15:50:00 - Jornalista: Ana Menezes (estagiária*)

Foto: Guga Malheiros

A finalidade é identificar as demandas do local

A Prefeitura, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), deu prosseguimento nesta quarta-feira (22), à pesquisa de demandas do comércio. A equipe do Fumdec percorreu o bairro Parque Aeroporto, e junto aos comerciantes, identificaram as demandas prioritárias para sistematizar as ações locais do governo.

A pesquisa alcançará cerca de 50 estabelecimentos. A partir dessa aproximação com o setor, diversas solicitações já foram atendidas pela gestão municipal. No Parque Aeroporto a obra de revitalização gerou um saldo positivo no bem-estar da população e no comércio do bairro. O ambiente limpo e organizado deixou os moradores e comerciantes satisfeitos.

A coleta de dados favorece ações mais objetivas da Prefeitura com resultados satisfatórios tanto para comerciantes, quanto para comerciários. A iniciativa foi elogiada pelos comerciantes do Parque Aeroporto. Proprietária de uma loja, Miriam Alvarenga, comparou o antes e depois do bairro.

- Hoje, o Parque Aeroporto é como se fosse um novo Centro de Macaé. As obras de infraestrutura, como as coberturas dos valões, também influenciaram no comércio. Além da criação de nova área de lazer para adultos, com a academia ao ar livre. E para as crianças, o novo parquinho. Uma praça a mais sempre chama a população para rua e, com isso, aumenta o movimento. As lojas ficam mais visíveis. Hoje, não existe mais o lixo e nem o cheiro desagradável que exalava dos valões. Eu achei fantástico, e acredito que está no caminho certo - frisou a comerciante, há nove anos no ramo.

Miriam ainda relatou que pretende expandir seu comércio. "Tenho planos de abrir uma filial, e sempre que aparece um curso pela prefeitura eu faço. Participarei do curso ´Vitrines´ e já indiquei para uma amiga que possui uma loja de roupa infantil aqui no bairro", revelou.

Além da pesquisa de campo no bairro, o Fumdec também oferece, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas empresas (Sebrae), o curso "Vitrines", voltado para os lojistas, com o tema "Técnicas de Decoração de Natal". A oficina de decoração será ministrada na próxima quarta-feira (29), às 19h, na Casa do Empreendedor, localizada na Av. Agenor Caldas, 261, Imbetiba.

O objetivo do curso é aumentar as vendas nessa época do ano, já que é a vitrine que chama mais atenção dos clientes, e o lucro chega a mais de 80%. As inscrições têm vagas limitadas e podem ser feitas pelo telefone: (22) 2772-1779 ou pelo e-mail: fumdec@fumdecmacae.rj.gov.br. Os interessados devem informar o nome completo e o telefone de contato.

* Com supervisão da Secom