O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaé (Fumdec), em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), iniciou na última semana o primeiro ciclo de Oficinas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Local. A próxima reunião acontece nesta quarta-feira (25) às 9h, na sede do Convention & Visitors Bureau de Macaé, no centro. Na pauta, a formalização de um plano de ação e oficinas de Comércio e Serviços, Pesca, Agronegócios e Petróleo e Gás.
Na primeira etapa deste projeto foi feita a formulação de um diagnóstico contendo informações sobre o desenvolvimento do município. A primeira oficina contou com a participação de representantes de diversas instituições ligadas ao turismo de Macaé. Nesta segunda etapa do projeto, o objetivo é a elaboração de diretrizes para o apoio a economia a local.
Na última reunião, participaram o Subsecretario de Turismo, Rosalvo Júnior, o presidente e o vice-presidente do Convention & Visitors Bureau, Marco Navega e Leonardo Anderson, o Assessor da Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Alexandre Carneiro, o presidente da Associação de Guias de Macaé, Júlio Cesar Borges, Rubem Pereira e Marcos Outeiro da Usina de Fomento Cultural e os empresários Ronaldo Moraes da Agência de Viajes Norte e Lucio José da Agência de Viajes Norte Fluminense.
Os participantes debateram formas de aproveitar as oportunidades geradas a partir do fluxo de turismo de negócios. Macaé, além de possuir a segunda maior rede hoteleira do estado é um município privilegiado em termos turísticos, pois congrega as belezas do litoral e da região serrana. Um dos desafios é a mobilização dos agentes públicos e privados no desenvolvimento desta atividade.