Foto: LAcosta
Representantes da Prefeitura de Macaé participaram da inauguração
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inaugurou, nesta terça-feira (22), a 14ª Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA). O evento, que ocorreu no Centro de Capacitação em Saneamento (Cecap), no distrito de Barra de São João em Casimiro de Abreu, reuniu autoridades da área de Saúde Ambiental de toda a Região. Macaé esteve presente no evento.
Segundo o coordenador regional da Funasa, Marcos Muffareg, a Fundação realizou um investimento de R$ 1,2 milhão na construção da URCQA composta por laboratórios de hidrobiologia, de espectrofotometria de absorção atômica, físico-químico e bacteriológico, além de estruturas complementares, totalizando 472 m2 de área construída.
A nova estrutura oferece os quatro laboratórios, redução de custos aos municípios e um ambiente para capacitação, relacionados à qualidade da água para consumo humano. Destinada a servidores federais, estaduais e municipais envolvidos nas equipes de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, tornando-se uma nova referência para os municípios no que se refere à análise da água para consumo humano. No Brasil só existem 13 laboratórios da Funasa.
- O laboratório vai atender inicialmente 16 municípios, mas tem capacidade para o atendimento de 92 municípios fluminenses. Já está apto para funcionar com todos os equipamentos de análise de controle de qualidade da água e está a serviço dos municípios e das secretarias de Saúde e Meio Ambiente. Pretende-se que aqui seja um centro de excelência no controle de qualidade da água e de efluentes – disse Muffareg, informando que o laboratório de análise de efluentes está concluído e que já está sendo acertado com o Comitê de Bacias o monitoramento do Rio São João.
Na inauguração da Unidade houve hasteamento da Bandeira do Brasil e descerramento de placas alusivas aos laboratórios e ao auditório, que homenageou o professor doutor Szachna Eliasz Cynamon, pioneiro e pesquisador de engenharia da Saúde Pública do Ministério da Saúde, autor do programa Universidade Aberta.
Macaé no evento – O município de Macaé esteve presente através do coordenador da Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Ronaldo Lima, que representou o secretário Maxwell Vaz e da coordenadora de Resíduos da Semma, Karla Oliveira, além da equipe de Vigilância Sanitária da secretaria Municipal de Saúde.
Prestigiaram o evento autoridades da secretaria de Estado do Ambiente, da Cedae, do consórcio Comperj e de outros municípios como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Tanguá, entre outros.