Fundação de Ação Social participa de Encontro

18/02/2005 19:16:51 - Jornalista:

O Secretário da Fundação de Ação Social - FAS, Fernando Horta, participou, nesta sexta-feira (18/02), do Encontro Descentralizado de Gestores dos Municípios da Região Norte do Estado do Rio, em Campos dos Goytacazes. A finalidade do evento foi discutir o fortalecimento dos gestores da Assistência Social dentro da política pública, visando a integração dos municípios envolvidos.

A palestra teve como tema “Política Nacional de Assistência Social-SUAS”. Um dos assuntos discutidos foi a implantação do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, que deverá regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema cidadão de serviços.

Na opinião da secretária do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social-Coegemas/Niterói e palestrante, Heloísa Mesquita, no modelo atual de gestão não cabe falhas. “É importante o diálogo com outras secretarias. A visão da regionalidade é muito importante entre os municípios vizinhos, pois só com perfeito entrosamento poderemos alcançar os objetivos da Assistência Social. Um município sozinho não consegue resolver seus problemas”, argumentou.

Já o secretário de Promoção Social de Campos, Adão Soares de Faria, enfatizou a necessidade da participação das secretarias de outros municípios. “Os nossos problemas são os mesmos, portanto é muito importante a união entre os municípios”, disse.

O secretário Horta acrescentou que o encontro foi de muita valia para os futuros projetos que a FAS implantará no decorrer do ano. “Com certeza a palestra foi bastante útil para esclarecer as futuras ações da FAS”, afirmou.

O próximo Encontro Estadual do Congemas, será em Cabo Frio, no mês de abril, mas ainda sem data definida. Já o Encontro Nacional acontecerá nos dias 10 e 11 de março, no Rio de Janeiro.

Participaram também do evento o vice-prefeito de Campos, Toninho Viana, e representantes dos municípios de Carapebus, Quissamã, São Fidélis, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana.