A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) junto com a Fundação Macaé de Cultura (FMC) realiza a 3ª Semana de Arte Dramática, de 16 a 19 de dezembro, no Teatro Municipal de Macaé. Serão 17 apresentações teatrais distribuídas ao longo da semana, sendo nove de turmas de curso livre (introdução teatral infantil, adolescente e adulto), seis de estagiários (nível técnico) e duas do Curso Técnico de Arte Dramática. Dentro da programação haverá também formatura dos alunos que concluíram o curso técnico nas turmas de 2009, 2010 e 2011. O evento recebe o público com entrada franca.
Este ano, a leitura dramatizada da turma 14 é feita com o texto "Eles Não Usam Black Tie", de Gianfrancesco Guarnieri, e tem na direção o professor Paollo Preto e a professora Yvie Thinoco. A peça, ambientada numa favela carioca da década de 50, tem como tema central a greve. A história tem debates e reflexões envolvendo toda família do operário Otávio. O choque entre pai e filho com posições ideológicas opostas dá a tônica dramática da peça.
A montagem de conclusão de curso da turma 13 é feita com dois contos de Ariano Suassuna (autor de O Auto da Compadecida, falecido este ano). Suassuna em 2 Contos, tem direção do professor Dudu Gama e traz para cena os contos: "O Rico Avarento" e "O homem da vaca e o poder da fortuna". O primeiro tem como protagonista Tira-Teima, um homem simples que consegue trabalho na casa de um homem rico e avarento. Eles são visitados pelo diabo, que travestido de outras figuras, tenta fazê-los cair em armadilhas. É quando Tira-Teima prova a força da esperteza do homem simples e pobre nordestino.
Formatura - A cerimônia de formatura dos alunos de 2009, 2010 e 2011 será aberta com um debate sobre o papel dos cursos técnicos de teatro no estado do Rio de Janeiro e contará com a presença de um representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (Sated – RJ), dos coordenadores dos cursos técnicos de Macaé e Rio das Ostras, bem como o coordenador da renomada Martins Pena (Rio de Janeiro). Para o próximo ano, está prevista a cerimônia de formatura das turmas 2012 e 2013. O coordenador do Curso Técnico de Arte Dramática, Marcelo Atahualpa (bacharel em Teoria Teatral pela Unirio) explica que o curso técnico passou, no ano de 2012, por uma reformulação essencial de Matriz Curricular. “A reformulação tornou o curso potencialmente mais antenado às novas tendências estéticas do teatro com disciplinas como Teatro Épico e Teatro e Performatividade”, disse Atahualpa.
Estágios
Em 2014, foram inseridas também as horas de estágio temático, onde o aluno se especializa em vertentes teatrais de preferência do professor orientador. Neste ano, foram ofertados estágios em: Teatro de Bonecos (Professor Leandro Triervailer), Montagem de Esquetes Cômicos (Professor Vivaldo Franco), Criação e Catalogação de Acervo de Figurinos (Professora Neyva Santiago) e Dramaturgia Colaborativa a partir de Fontes Históricas (Professor Leonardo Simões). Este último estágio foi realizado em parceria com o Solar dos Mellos, museu macaense. A pesquisa realizada por alunos da Emart gerou um roteiro feito com personagens históricos da cidade como Cezar Mello, Antônio Alvarez Parada, Mathias Neto, Teixeira de Gouveia, entre outros.
Em janeiro de 2015 será aberto o processo seletivo para nova turma de curso técnico. No início de fevereiro serão realizadas novas matrículas para turmas de curso livre. As turmas se dividem de acordo com faixas etárias. São atendidas na escola crianças, jovens e adultos que desejam ingressar na arte teatral. O telefone da Emart para outras informações é: (22) 2796-1111.