Fundação inicia aulas de coral infantil na Escola de Artes

18/05/2016 10:40:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Futuros sopranos, contraltos e tenores ensaiam semanalmente

Com o objetivo de promover a musicalização infantil de qualidade, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) iniciou nesta terça-feira (17) as aulas do Coral Infantil da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), envolvendo as crianças inscritas no cursos de canto.

A partir de agora, os futuros sopranos, contraltos, tenores e baixos irão ensaiar semanalmente um repertório de músicas variadas sob a regência da musicista e professora Érica Roberts Steagall, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG, com o apoio do tecladista Eduardo Soares Guia e da professora de canto infantil, Seina Suppé.

Na aula inaugural, o coordenador de Música da Emart, professor Wilson Souza, que rege o Coral de Cidade de Macaé, apresentou a equipe de profissionais que irá conduzir os ensaios do Coral Infantil. Segundo Souza, os ensaios serão sempre executados nas terças-feiras, das 14h às 16h30, em uma das salas da escola, que fica localizada no terceiro andar do prédio onde funciona a FMC.

Nos ensaios haverá interação entre as crianças e a música, conhecimento da técnica musical, além de exercícios de respiração, relaxamento, dicção, impostação da voz e de articulação, entre outros que apontam para o progresso vocal e musical individual dos cantores.

- Este projeto lúdico de formação em canto irá beneficiar as crianças e trazer para Macaé mais uma opção de diversidade e entretenimento cultural. Além disso, o canto coral proporciona a integração social dos participantes em uma atividade que exige cooperação, participação, disciplina e espírito de equipe. Os componentes mirins com certeza irão agradar com suas vozes infantis, cantando músicas variadas com um repertório eclético, composto de canções da música clássica, erudita, sacra, folclórica, contemporânea e MPB -, garantiu a presidente da FMC, Tânia Jardim.