logo

Fundação Macaé de Cultura incentiva diversidade artística

27/06/2007 17:25:45 - Jornalista: Simone Noronha

Promover cada vez mais a diversidade cultural e artística é uma das prioridades da Fundação Macaé de Cultura (FMC). Através de parcerias com órgãos públicos e privados, a Fundação já tem prontos projetos de implantação de novos núcleos culturais no município. De acordo com a presidente da fundação, Ivana Mussi, um dos projetos em andamento é a revitalização do Cine Clube, em uma parceria com a Petrobras.

- A idéia é fazer a reforma do prédio, que será um novo centro cultural. O projeto inclui espaço para atividades culturais, como Cinema, Sala de Arte Contemporânea de Macaé, Sala de Imagem e do Som, estúdio de som e auditório. O objetivo é revitalizar o centro da cidade, através de um espaço público de relevância ao turismo cultural - diz Ivana.

Outro projeto em andamento é a realização do Primeiro Censo Cultural de Macaé. O projeto pretende mostrar as diversidades culturais e suas potencialidades, como também banco de dados, através de um mapeamento de quem trabalha com cultura no município de Macaé. “O objetivo é o fortalecimento das ações já existente, além de lançar novas propostas e descobrir talentos”, comenta a presidente da fundação.

Já realizado em eventos como o Fest Verão e o Bairro Cidadão, o projeto das Tendas Culturais também poderá ser ampliado. O objetivo é elaborar atividades culturais promovidas pela FMC, para atender à população na periferia da cidade, região serrana e em locais de difícil acesso ao entretenimento. O projeto pretende fortalecer os trabalhos realizados pela fundação, através de espetáculos especialmente preparados para o projeto, além de oficinas de arte, criando espaço para lazer, entretenimento, cultura e arte, e assim gerar fomento nas atividades culturais locais.

Criada em 1997, a Fundação Macaé de Cultura, tem como principal missão fomentar a difusão de talentos e proporcionar à comunidade condições de desenvolvimento cultural, dinamizando, incentivando e difundindo a cultura em seus diversos aspectos. Outro objetivo da Fundação é elevar a auto-estima da população através do uso e produção de cultura.

A Fundação Macaé de Cultura conta com 162 funcionários e desenvolve projetos como o Art Luz, que leva cursos e atividades culturais para 1,3 mil pessoas em todo o município. Também são de responsabilidade da FMC o Conservatório Macaé de Música e a Escola de Artes Maria José Guedes.