Fundação Macaé de Cultura promove Seminário de Religiões de Matrizes Africanas

17/07/2015 10:48:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Com o objetivo de disseminar informações e fortalecer o conhecimento dos adeptos das religiões de matrizes africanas, a Vice-Presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município, por meio da Fundação Macaé de Cultura (FMC), em parceria com o Fórum Intergovernamental de Promoção de Igualdade Racial, esta promovendo, nesta sexta-feira (17), o V Seminário de Religiões de Matizes Africanas e Comunidade de Terreiro. O evento teve início às 8h e acontecerá durante todo o dia com debates, palestras e apresentação cultural, no Paço Municipal de Macaé que fica no prédio da prefeitura.

A proposta para realização do seminário surgiu a partir das ações relativas ao mapeamento de terreiros, da catalogação e auxílio nos processos de legalização das casas de religiões de matrizes africanas na Região dos Lagos e Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. No evento, será feito o lançamento da Cartilha de Legalização, com orientações para a formalização dos espaços religiosos junto ao poder público.

A vice-presidente de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município da Fundação Macaé de Cultura, Zoraia Dias, também representante do Grupo de Trabalho de Matriz Africana (GT) acredita que esse encontro é indispensável para disseminar informações sobre as matrizes da cultura afro-brasileira. "Queremos implementar e promover políticas públicas que garantam a liberdade religiosa e que sejam comprometidas a combater atos de violência e a intolerância", destacou.

Participam do evento, o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Humberto Assumpção; a vice-presidente de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial do Município, Zoraia Dias, e dirigentes de casas de matrizes africanas de municípios como Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande, Quissamã, São Pedro da Aldeia e Macaé.

Mais informações sobre a programação do seminário através do email yaisacarolina@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2796-1134.