Fundação Macaé de Cultura prorroga inscrições para agentes de leitura

14/12/2011 06:43:37 - Jornalista: Eloisa Seady

Quem estiver interessado em se tornar um agente de leitura, as inscrições para o projeto foram prorrogadas até o dia 20 de dezembro. Os interessados devem se dirigir a recepção do andar térreo do Centro Macaé de Cultura (CMC), das 9h às 17h.

O projeto é coordenado pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, que repassa os recursos e orienta como os estados e municípios devem proceder para a seleção e formação dos agentes. A iniciativa prevê qualificar aqueles que possuem ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos, para atuarem na democratização do acesso ao livro e na formação leitora, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos às comunidades.

Vale ressaltar que a pessoa para se inscrever deve residir nos seguintes bairros: Aroeira, Botafogo, Malvinas, Lagomar, Ajuda, Parque Aeroporto, Fronteita, Barra, Aterrado do Imburo, São José do Barreto, onde serão as áreas de atuação do profissional.

Cada agente de leitura receberá kit contendo livros, mochila, uniforme, bicicleta e bolsa mensal de R$ 350, para um total de 25 horas semanais dedicados ao programa, pelo período de um ano.

Vale ainda lembrar que os agentes de leitura atuam integrados às bibliotecas públicas municipais. Da mesma forma, estão inseridos nas escolas, contribuindo na formação leitora de crianças e jovens, articulados com os professores em projetos pedagógicos de incentivo à leitura. A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, lembra também que esta ação pode ocorrer em outros locais com os Pontos de Leitura e de Cultura.