Foto: Adriana Leite e Santos
A abertura da exposição aconteceu na tarde desta terça-feira (18)
A abertura da exposição “Nossa Gente, Nossa História”, na tarde desta terça-feira (18), para comemorar os 22 anos de existência da Fundação Educacional de Macaé, foi marcada por emoções. A mostra histórico-institucional é uma homenagem a funcionários e ex-presidentes e apresenta a cronologia dos fatos que mais marcaram a Funemac, responsável pela gestão da Cidade Universitária.
- Agradeço aos funcionários pela realização deste trabalho engrandecedor. A Funemac é um presente desafiador de fazer uma gestão que me permitiu construir laços que levarei para minha vida inteira. A equipe Funemac é a família Funemac, é uma construção dia a dia em que as pessoas vivem a instituição como sua família. Que juntos possamos continuar escrevendo mais um pouco desta história –, enfatizou o presidente Gleison Guimarães.
Ele destacou também que este primeiro ano de sua gestão na Funemac foi marcado pela questão do espaço. Para melhorar o atendimento aos estudantes das três Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Cidade Universitária – FeMASS, UFF e UFRJ - foi entregue o bloco B à UFRJ, o C está sendo construído e será entregue em breve, e o projeto de uma nova biblioteca está em andamento.
O primeiro presidente da Funemac, José Augusto Abreu Aguiar, também bastante emocionado, foi o primeiro a falar aos presentes.
- Fazer memória é de fundamental importância para a humanidade. Quisera eu que, a partir deste momento tão especial, a Funemac começasse a desenvolver projetos de resgate da história do município de forma acadêmico-científica -, ressaltou. Ele também lembrou funcionários que começaram essa história e as primeiras dificuldades.
Em seguida, Gleison Guimarães convidou os ex-presidentes para inaugurarem a Galeria dos Presidentes, no terceiro andar da Funemac, no prédio administrativo do campus. Neucy Lúcio de Azevedo, um dos ex-presidentes, também aprovou a iniciativa.
- Essa galeria é muito importante para preservar e renovar a memória e, realmente, deu vida a este espaço no prédio.
A exposição ficará aberta para visitação pública até 31 de março de 2015, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. A partir dessa data, o Espaço Cultural retomará suas atividades com novas mostras organizadas em parceria com a Fundação Macaé de Cultura (FMC) e a exposição da Funemac ficará exposta, de forma permanente, no segundo e terceiro andares da sua sede.
A comunidade está convidada para participar da exposição. A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.