logo

FUNEMAC abre inscrições para Curso Livre na Escola de Informática

16/09/2005 18:11:46 - Jornalista: Cesar Dussac

Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Informática Básica, gratuito, da Escola Municipal de Informática de Macaé, de segunda-feira (19) até quarta-feira (28), somente para quem não tem qualquer noção do uso do computador. Estão aptos a freqüentar o curso os maiores de 12 anos, com o grau de escolaridade mínimo da 5ª série completa; para os que tiverem idade inferior a 18 anos, será obrigatória a apresentação de Declaração Escolar, comprovando freqüência ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio, e ter renda familiar até três salários mínimos.

São 480 vagas. As inscrições podem ser feitas de 2ª a 6ª feira, de 09h às 17h nos seguintes locais: Ong Catalunya em Missão, onde estudarão 160 alunos, no bairro do Botafogo e no Morro São Jorge; na Casa do Caminho (Ajuda de Cima), com 80 vagas; na FeMASS, com 240 vagas, rua Alfredo Backer 363, próximo ao Corpo de Bombeiros. As aulas começam dia 10 de outubro, nos seguintes horários: segundas-feiras, de 08h às 10h e de 10h às 12h; terças-feiras e quintas-feiras: de 8h às 10h, de 10h às 12h, 13h às 15h e de 15h às 17h; quartas-feiras: 08h às 10h, 10h às 12h, 13h às 15h, 15h às 17h; sextas-feiras, de 13h às 15h e de 15h às 17h.


No ato da inscrição, o candidato tem que apresentar os originais da carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF obrigatório para os maiores de idade e opcional para os menores de 18 anos, comprovante de renda familiar e a conta de luz mais recente. Os candidatos vão preencher um questionário sócio-econômico, que servirá de base para o critério de seleção e preenchimento das vagas. O resultado da seleção será divulgado no dia 01 de outubro por jornal de grande circulação no município.

As matrículas serão de 03 a 07 de outubro nos locais das inscrições, com os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (xerox), CPF(xerox), Comprovante de residência (o mais recente), dois retratos 3x4, Declaração Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original), para os menores de 18 anos; Comprovante de Escolaridade (original) acima da 5ª série do ensino fundamental e documento dos membros que residem no mesmo núcleo

O presidente da Fundação Educacional de Macaé – FUNEMAC, professor Jorge Aziz, fala sobre o funcionamento da Escola. “Há um Conselho Gestor, que caracteriza a gestão participativa neste governo, formado por representantes das entidades onde o curso vai ser ministrado, além do Instituto Macaense de Ciência e Tecnologia, Fundação de Ação Social, Secretaria de Trabalho e Renda, e Secretaria de Educação que, na segunda fase, vai montar Núcleos de Inclusão Digital nos distritos do município”, afirmou Aziz. O professor disse que a intenção do governo é oferecer a inclusão digital par 1000 pessoas por ano.