A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), está desenvolvendo no município, dentro do curso de Sistemas de Informação, um Núcleo de Educação à Distância. A Faculdade Professor Miguel Ângelo de Silva Santos (FeMASS) é a responsável pela montagem das aulas.
O objetivo é permitir que muitas pessoas que, por exemplo, por questões de distância, de horários de trabalho, ou que por outras razões não puderam ou não podem estar cursando o ensino presencial possam, agora, realizar um curso de ensino superior de qualidade.
De acordo com o diretor da FeMass, Sérgio Eduardo Corrêa Netto, o curso é direcionado especificamente aos alunos da faculdade e está previsto para iniciar na próxima semana, se estendendo até a primeira quinzena de março de 2006. “Estamos no processo de cadastramento, inscrevendo os alunos nas plataformas e passando e-mails contendo todas as informações de como vai funcionar o processo”, diz.
Segundo Sérgio Corrêa, o Núcleo de Educação à Distância é ideal para as pessoas que necessitam otimizar o tempo disponível para os estudos. “Nele o aluno receberá, de maneira prática e organizada, as matérias abordadas em nosso curso atual, contando com a mesma qualidade das informações ministradas em sala de aula”, ressalta.
Os alunos contarão ainda com materiais didáticos impressos e on-line que serão disponibilizados no início de cada disciplina. Receberão guias de estudo para orientar a aprendizagem, guias com as orientações específicas de cada curso e, ainda, contarão com manuais de orientação e com equipes de monitores que auxiliarão a utilizar os recursos da internet.
O diretor da FeMass explica que os cursos à distância têm o mesmo valor de um curso presencial. A única diferença é a forma de como ele é realizado, mas a validade é a mesma. “O curso oferecido pela Faculdade está em conformidade com a legislação educacional brasileira. Os diplomas conferidos aos alunos que concluírem o curso com aproveitamento terão a mesma validade dos diplomas conferidos aos alunos de cursos presenciais equivalentes”.
Em relação às etapas de avaliação, Sérgio informa que são presenciais, e as provas acontecem ao final de cada bimestre letivo indicadas no processo seletivo ao início de cada etapa. “O aluno pode escolher e gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades”. Existe a perspectiva, conforme o diretor, da Faculdade começar efetivamente a disponibilizar cursos abertos à distância no ano que vem. “Nesse primeiro momento estamos implantando a plataforma para alunos internos da instituição”, conclui.