A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) vão lançar, brevemente, um novo curso de nível técnico em Informática. As instituições prosseguem com o projeto pedagógico integrado da faculdade: uma preparação do curso para o segundo semestre de 2007. Segundo o diretor da FeMASS, professor Sérgio Netto, há fator diferencial no processo de integração vertical, na área de Tecnologia da Informação (TI), que vai da inclusão digital até a pós-graduação.
- O curso técnico em informática tem o objetivo de oportunizar a qualificação profissional de jovens e adultos que cursam ou tenham concluído o Ensino Médio (Antigo segundo grau) – informa o diretor. Ele diz ainda que esse curso garante a presença da instituição em todos os níveis de formação profissional na área de TI, preenchendo lacuna no sentido de possibilitar formação de profissionais para atender ao mercado de Macaé e região.
De acordo com ele, o curso está no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), encontrando-se no Conselho Municipal de Educação para aprovação. Netto conta que o curso possibilitará aos alunos atuarem na área de infra-estrutura de informática, oferecendo suporte aos usuários.
- Entendemos que a Informática tem potencial enorme, porém, mal explorado, devido ao pouco conhecimento de seus usuários e à dificuldade de apoio dos técnicos nas empresas – comenta o professor. Ele acrescenta que os organizadores priorizarão neste curso a criação de uma cultura, onde a informática é atividade fundamental, ou seja: deve ser um facilitador no dia-a-dia do profissional de quaisquer áreas.