A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) promove nesta quinta-feira (16) o workshop Universidade de Macaé. O evento será no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (MacaéCentro), a partir das 9h. Na abertura, estarão presentes o prefeito Riverton Mussi, o presidente da Câmara Eduardo Cardoso, o deputado estadual Glauco Lopes, o presidente da Funemac Jorge Aziz, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Boclin.
O objetivo das palestras será discutir o projeto institucional do complexo universitário em Macaé. Terão como público alvo secretários municipais , presidentes de fundações e outras autoridades. Segundo o presidente da Funemac, professor Jorge Aziz, o seminário vai cristalizar o posicionamento do governo diante das diversas propostas para a ocupação do Complexo Universitário.
- Iremos discutir se a Instituição de Ensino vai abrigar uma ou mais universidades, se estas serão públicas ou privadas ou se haverá algum tipo de parceria, explicou. Para isso, dois palestrantes – especialistas em Educação - abordarão temas durante este dia.
A primeira palestra será conferida por um doutor especialista em avaliação institucional do IES (Instituto de Ensino Superior), Roberto Boclin. Ele vai analisar como a reforma universitária está tramitando no Congresso, a partir das 9h30m. O tema de sua palestra será “Cenário futuro do ensino superior brasileiro – As mudanças atuais e futuras que afetam o ensino superior”.
Às 11h, será a vez do geógrafo Waldir Rugero Peres, superintendente da secretaria de Estado de Planejamento, apresentar arranjos institucionais. Ele vai falar sobre “O Complexo Universitário de Macaé: oportunidades e perspectivas de operação sustentável”. Será uma análise sobre a parceria entre empresas, poder público e sociedade para a gestão do complexo universitário. Após as palestras, haverá debates.