O problema da plantação do eucalipto e seu impacto na sociedade. Esses foram alguns dos problemas identificados pelo projeto Rondon na cidade de Encruzilhada, no Rio Grande do Sul, e expostos pelo documentário “Narrativas de Encruzilhada”, que foi exibido na primeira apresentação do Projeto Sessão Universitária, reiniciada nesta segunda-feira (18), às 15h, na Cidade Universitária.
O filme, que teve como comentador o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor em Letras da PUC e coordenador do projeto Rondon na cidade, Wilson Madeira Filho, foi realizado por alunos da UFF e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O documentário faz parte das atividades do projeto Rondon, que é um programa de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC e envolve atividades voluntárias de universitários. O objetivo é aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.
De acordo com Madeira, o filme mostra uma cidade de baixa densidade demográfica e que teve sua agricultura tomada pela plantação de eucalipto. “A cidade investiu equivocadamente na indústria da celulose e hoje tenta reverter este quadro buscando o plantio de frutas. Estivemos nesse município em fevereiro de 2008 coletando narrativas e histórias da população”, disse.
Entre as realidades apresentadas está a falta de emprego gerada pelo novo modelo produtivo e a falta de investimento educacional, forçando os jovens a se mudarem para outras cidades para o desenvolvimento acadêmico. “Hoje a cidade está apostando nas alternativas, como a produção de frutas. Além disso, tentam recuperar a tradição cultural e produtiva”, afirmou.
O projeto Rondon empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também, a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura. A produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como, colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.
O próximo filme da Sessão Universitária será “Uma Verdade Inconveniente”, e será apresentado dia 10 de setembro, às 15h, na Cidade Universitária. O comentador será o ambientalista, ligado à ONG SOS Pecado, Leonardo Pereira Machado.