Funemac sedia prova para radioamadores

03/05/2011 16:41:27 - Jornalista: Liliane Barboza

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) por meio do Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs) cedeu espaço na Cidade Universitária para a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Estado do Rio de Janeiro (Labre-Rj) para realizar prova nesta quinta-feira (5), no período da manhã. O objetivo principal é possibilitar aos profissionais que atuam na área a oportunidade de manusear melhor frequências estipulada para cada classe.

O diretor do Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), Antonio Felipe Gonçalves, explica que um dos objetivos do setor é dar apoio às ações da comunidade.

- Com essa iniciativa, estamos dando oportunidade a esses importantes profissionais para que eles possam ampliar seus conhecimentos, tendo a certificação necessária para atuar da melhor forma o possível na sua função, afirmou.

O subdiretor regional da Labre-Rj, Vinícius Eduardo Ribeiro Rodrigues, conta que a prova de radioamador será aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel).

Ele conta que representa a Labre-Rj há um ano em Macaé e presta serviços a radioamadores há seis anos. De acordo com Vinícius, poderão participar candidatos acima de 18 anos e menores com autorização dos responsáveis. Depois que o candidato fizer a prova, é só aguardar o resultado e fazer um bom uso das frequências estipulada para cada classe.

- Quem participar da prova terá direito de usar as frequencias estipuladas por classes, que começa com a classe C depois B, e por ultimo classe A.

Os radioamadores têm uma função fundamental para sociedade, principalmente para evitar tragédias como aconteceu na região serrana do nosso estado, entre outras que acontecem em nossos pais. Esse reconhecimento da Secretaria de Educação através do Guto Garcia e do Antonio Felipe colaborou muito com a nossa categoria, conclui.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, uma das missões do Centrexs é ampliar o relacionamento com os diversos segmentos da sociedade.

- Assumimos o compromisso de aproximar cada vez mais a Secretaria de Educação com a comunidade. Por isso nada mais natural procurarmos, através do Centrexs buscar desenvolver uma boa interlocução com a comunidade e a sociedade apoiando suas ações no que for necessário, destacou.

O que é radioamador - O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação. Esse profissional pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos lugares. Alguma dessas modalidades usa-se o Código Fonético internacional e o Código Q, em sua comunicação que é muito utilizada por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens, tanto em curtas quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, estes códigos são usados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, e também por profissionais e empresas que utilizam a radiocomunicação como fator de contato entre seus integrantes.