A FUNEMAC, entidade mantenedora da FeMASS, tem orientado a Faculdade no sentido de pesquisar eventos de magnitude e que aprofundem os conhecimentos de seus alunos. O professor Leonardo Carneiro, sub-diretor da entidade de ensino, fala a respeito.
“Estamos trabalhando no sentido de trazer para Macaé, em outubro, um evento relativo à Semana da Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é “Água”, e que reúne instituições de todo o Brasil. Pretendemos também fazer um evento em praça pública, com um sistema de software livre – o Linux – que pode ser acessado gratuitamente”, contou o professor Leonardo.
Seguindo essa orientação, os alunos do 1º ao 8º período e professores do curso de Informação da FeMASS participaram do 10º Encontro Nacional de Webdesigner, realizado na UERJ, semana passada, com o objetivo de conhecer as novidades do setor de web designer e computação gráfica, quando assistiram a palestras, proferidas por influentes profissionais da área. Para incrementar a formação dos alunos da Faculdade, a FUNEMAC já iniciou pesquisa para trazer a Macaé eventos do setor de Informação.
Profissionais de Informação da Rede Globo fizeram palestras e apresentaram trabalhos sobre computação gráfica, mostrando a utilização das mais modernas tecnologias empregadas no setor. Outra grande empresa apresentou palestras muito importantes sobre a padronização em ambiente web (webstandard). O professor Alfredo Manhães, que conduziu os alunos, falou dos objetivos dessa visita. “Os alunos precisam de uma participação mais efetiva nessa área. É intenção da direção da FeMASS leva-los a um conhecimento maior do setor, na prática, oferecendo-lhes maior participação em eventos de tecnologia da Informação”, afirmou.
A FeMass vai levar os alunos, em setembro deste ano, ao Congresso Brasileiro de Cartografia no Rio de Janeiro. O professor Alfredo Manhães fala da importância do evento. “Como profissional de Geomática – associação da Geografia com ferramentas de computação – atesto a grande importância do evento para nossos alunos. A Geomática é uma grande ferramenta para se administrar cidades, estados, países. Dá suporte ao governo, através das informações que fornece, como importante área do conhecimento”, concluiu.