Foto: Maurício Porão
Objetivo é minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti
Integrantes do Gabinete de Atenção e Combate ao Aedes aegypti se reuniram na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Secretaria de Saúde, para traçar novas estratégias. O objetivo é minimizar a proliferação do mosquito que é responsável em transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chicungunha.
O Secretário de Saúde, Pedro Reis, destacou a importância das informações serem multiplicadas para que a população possa combater o Aedes aegypti. "Com apenas dez minutos por semana, verificando os quintais e dentro de casa, a população evita que o mosquito nasça e previne contra a dengue, o zika vírus e a febre chicungunha", comentou.
Os integrantes do gabinete são representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Ouvidoria, Meio Ambiente, Gestão, Educação, Comunicação e ainda há participação da Cruz Vermelha. Eles se reúnem semanalmente com o objetivo de unir esforços e traçar ações conjuntas para combater o mosquito.
O subsecretário Adevalton Vieira dos Santos, o Hans, informou que as ações de limpeza estão sendo realizadas nos bairros. "Na Ajuda de Cima, foram retirados 21 caminhões de entulho, o correspondente a 12 toneladas. Além disso, em média 30 caixas d´água foram encontradas sem tampa. No bairro Lagomar, em dois dias retiramos 11 caminhões, no entanto, o trabalho terá continuidade na próxima semana", informou.
Já a coordenadora em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, destacou a importância da união de todos contra o Aedes aegypti.
A Cruz Vermelha sugeriu um trabalho de sensibilização e orientação entre as crianças que participarão do Projeto Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo são 300 participantes que poderão multiplicar as informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti em suas residências.
Centro de Controle de Zoonoses divulga mutirões
O trabalho dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, é realizado diariamente, entretanto, as ações são intensificadas em bairros estratégicos.
De segunda-feira (18) a sexta-feira (22), serão realizados mutirões no Bairro da Glória, Imbetiba, Visconde de Araújo, São José do Barreto, Fronteira, Parque Aeroporto, Morro de São Jorge, Malvinas, Praia Campista e no Trapiche (Região Serrana).
Já o controle com carro fumacê será realizado na segunda-feira (18), às 6h e às 18h, no Centro da cidade; na terça-feira (19), às 6h no bairro do Horto e às 18h no São Marcos; quarta-feira (20), às 6h no Novo Horizonte e às 18h no Novo Visconde; na quinta-feira (21), às 6h no Nova Esperança e às 18h na Fronteira e na sexta-feira (22), às 6h no Nova Esperança.
Vale lembrar que em caso de ventos fortes, chuvas ou força maior, o itinerário poderá ser alterado. Informações adicionais poderão ser obtidas pelos telefones: 0800-022-6461 e 2796-1186 ou pelo email cczmacae@yahoo.com.br.