Galeria de ex-prefeitos será inaugurada nesta quarta-feira

09/08/2006 18:03:25 - Jornalista: Simone Noronha

Depois de quatro meses de pesquisas, a equipe da secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé inaugura, nesta quinta-feira (10), às 17h, a Galeria dos Prefeitos da cidade, no Paço Municipal. São homenageados 34 prefeitos, que governaram a cidade a partir de 1913. A galeria faz parte do projeto “Imagens & Poder” e vai ficar exposta no saguão principal da prefeitura, em três painéis.

A idéia de montar uma galeria com todos os chefes do Executivo Macaense partiu do prefeito Riverton Mussi, que já tinha feito o mesmo quando foi presidente da Câmara de Vereadores. “É uma maneira justa de reconhecer todos aqueles que ajudaram a transformar Macaé na cidade que temos hoje”, explica Riverton.

A equipe da secretaria de Acervo e Patrimônio fez um trabalho de garimpagem em busca da história e das imagens dos ex-prefeitos. O trabalho de pesquisa foi baseado na publicação “Memórias dos administradores macaenses”, de 1977, no mandato do ex-prefeito Carlos Emir Mussi. A maior dificuldade da equipe de pesquisadores foi encontrar fotos dos prefeitos do início do século.

- Mas contamos muito com o apoio das famílias, que ficaram emocionadas com a homenagem”, explica Cláudia Barreto, que faz parte da equipe de pesquisa. Além de procurar as famílias, a equipe pesquisou nos arquivos do Exército e da Polícia Militar, já que os prefeitos eram indicados pelo regime militar.

As imagens mais antigas foram restauradas pela equipe da secretaria de Comunicação Social. Além das fotos, a galeria tem um pequeno resumo da história e da administração de cada um. A pesquisa de imagens e histórica foi feita pelos pesquisadores Conceição Franco, Gisele Muniz e Vilcson Gavinho.

A pesquisa histórica foi realizada a partir de 1913, porque durante 100 anos, a partir de 1813, quando Macaé foi transformada em vila, o governo era feito pela Câmara de Vereadores. “Na galeria, vamos explicar este vácuo, já que a cidade tem 193 anos de emancipação”, diz Cláudia Barreto. A partir desta pesquisa, a equipe pensa em elaborar um livro, resgatando a história dos administradores do município.