Geoprocessamento auxiliará na prevenção ambiental

17/07/2013 14:20:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é ampliar e acelerar as ações de prevenção ambiental

Nesta quinta-feira (18), a equipe de geoprocessamento da secretaria de Ambiente reinicia trabalho de mapeamento da cidade visando ampliar e acelerar as ações de prevenção ambiental.

O trabalho será feito com novos aparelhos de GPS que possibilitam uma precisão total na hora do mapeamento e das ações. De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Sardemberg, com essa atividade será possível agilizar as ações das coordenadorias. “Possibilitará que a secretaria monte um banco de dados, que implica em ações mais efetivas da fiscalização, que saberá exatamente onde ocorrem possíveis delitos”, explicou.



O geoprocessamento de um ponto geográfico é a ação de tornar as coordenadas de um local conhecidas em um banco de informações. Esse trabalho envolve, além do levantamento de dados, cálculos, análises documentais, projetos e desenhos, que possibilitam que o técnico tenha acesso às informações, podendo verificar eventuais alterações realizadas no ambiente.



A ação pretende mapear durante os próximos meses a serra macaense e pontos de interesse, promovendo assim uma integração com as informações já existentes e garantindo uma maior efetividade das ações da fiscalização e também da Guarda Ambiental.


Fotos Relacionadas