A Prefeitura de Macaé avança na consolidação de uma política permanente de desenvolvimento e qualificação da força de trabalho municipal com a implementação da Escola do Servidor. Estruturada e vinculada à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, a Escola do Servidor atua na promoção de formação e capacitação continuadas, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos servidores públicos municipais.
Após período de enquete, realizada por meio de votação democrática, foi definido o nome oficial da Escola do Servidor. A mais votada foi Janete Fernandes da Conceição, com 299 votos.
Ao todo, a votação registrou 1.387 participações, distribuídas entre 12 nomes de servidores in memoriam, indicados pelas secretarias e órgãos municipais como forma de reconhecimento à contribuição prestada por cada um à administração pública de Macaé. Além de definir o nome da Escola, o processo de votação ampliou a participação dos servidores e o reconhecimento às trajetórias homenageadas, valorizando de forma respeitosa todos os indicados.
Para o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, a escolha do nome da Escola do Servidor materializa o reconhecimento da trajetória e da contribuição dos servidores públicos para o fortalecimento da administração municipal, respeitando o rito institucional.
“A Escola do Servidor foi concebida como um instrumento permanente de formação e desenvolvimento dos servidores públicos municipais. A definição do nome, por meio de processo participativo, reforça esse propósito ao associar a identidade da Escola à memória e ao legado de Janete Fernandes da Conceição, servidora homenageada no processo de votação realizado pelos servidores, em reconhecimento à sua trajetória no serviço público municipal.
A partir de agora, o próximo passo é o encaminhamento de projeto de lei à Câmara Municipal. Cabe ao Poder Legislativo apreciar e deliberar, nos termos do processo legislativo, sobre a proposta do nome indicado pelos servidores, assegurando o devido processo legal e a segurança jurídica do ato.”
Após a tramitação e aprovação legislativa, a Escola do Servidor passará a se chamar Escola do Servidor Janete Fernandes da Conceição, consolidando-se como o espaço oficial destinado à formação, capacitação e ao desenvolvimento contínuo dos profissionais do funcionalismo público municipal.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas reafirma o compromisso da administração municipal com a valorização do servidor público e com a construção de uma cultura sólida de aprendizado contínuo, reconhecendo que investir em pessoas é investir na qualidade dos serviços oferecidos à população.
Confira o resultado completo da votação:
* Janete Fernandes da Conceição, 299 votos
* Nelsoney Bersot Gomes, 248 votos
* Hélio Rodrigues, 244 votos
* José Antonio Barros da Luz, 212 votos
* Marlene Gonçalves de Carvalho, 111 votos
* Olga Neme Rios, 60 votos
* Marcos Carmello da Silva Brasil, 56 votos
* Rui Vasconcelos, 49 votos
* Jonathan Oliveira, 38 votos
* Joaquim Leandro, 36 votos
* Geisa Morgado de Oliveira Ferreira, 24 votos
* Priscila de Farias Mendonça Aguiar, 10 votos