A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, por meio da Casa do Servidor, em ação conjunta com a Secretaria Executiva de Atenção Primária, realiza em outubro uma programação especial de cuidado e promoção da saúde da mulher, no contexto do Outubro Rosa.
O destaque é o atendimento do Ônibus Rosa da Saúde da Mulher, que está oferecendo exame preventivo para servidoras municipais. Nesta segunda-feira, 13 de outubro, a ação teve início com as servidoras da Cidade Universitária. O cronograma prossegue na segunda-feira, 20 de outubro, na Secretaria Municipal de Ordem Pública, das 9h às 16h.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a valorização das mulheres, que representam cerca de 70% do quadro da administração municipal. O secretário destacou que o Programa Servir com Saúde, implantado no início deste ano, busca levar serviços prioritários e acessíveis aos servidores municipais, fortalecendo a política de cuidado integral.
> “A proposta do Programa Servir com Saúde é facilitar o acesso dos servidores e servidoras aos cuidados de saúde, especialmente para quem enfrenta deslocamentos longos ou incompatibilidade de horário com as unidades de atendimento. Estamos estruturando um cronograma permanente, com ações mensais, para ampliar a oferta de serviços e garantir que o cuidado chegue a todos os setores da administração. Neste mês, o foco está nas servidoras, com o Ônibus Rosa da Saúde da Mulher oferecendo exames preventivos, e seguimos com a ação de vacinação na Casa do Servidor, aberta a todo o quadro municipal. Essas iniciativas refletem o reconhecimento e a valorização do papel de todos os servidores municipais, que são essenciais para o funcionamento da cidade. Cuidar de quem cuida é uma política permanente da nossa gestão, voltada ao bem-estar, à saúde e à dignidade no serviço público.”
A coordenadora de Educação Social da Secretaria Municipal de Educação, Vivianne Acosta Calil, realizou seus exames e ressaltou a importância da iniciativa para as profissionais. “Essa ação é fundamental para nós, servidoras, pois facilita o acesso a exames e consultas. A iniciativa demonstra sensibilidade e cuidado, permitindo a realização do nosso preventivo e, com isso, seguimos com tranquilidade em nossas atividades”, afirmou.
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Mirna Bernardo, lembrou que, para a realização do exame preventivo, é necessário observar alguns pré-requisitos: estar três dias sem relação sexual, não utilizar pomada vaginal pelo mesmo período e estar fora do período menstrual.
Vacinação — Também será promovida uma ação de vacinação aberta a todos os servidores e servidoras, na quarta-feira, 22 de outubro, na Casa do Servidor, das 9h às 16h, com foco na prevenção de doenças e no cuidado integral em saúde. A Casa do Servidor está localizada na Rua Dr. Francisco Portela, 702, Centro.