
Foto: Ana Chaffin
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas
A XXII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), promovida pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), encerrou sua programação nesta sexta-feira (28), no Paço Municipal, após três dias de atividades voltadas à promoção da saúde, da segurança e do bem-estar dos servidores públicos.
Com o tema “Corpo e Mente de Mãos Dadas com a Segurança”, a Sipat reforçou o compromisso da administração municipal em consolidar uma cultura de prevenção, unindo informação, reflexão e práticas de proteção para valorizar a vida e a integridade dos servidores. Com ampla participação dos servidores, se consolidou como um espaço essencial de aprendizado e troca de experiências, fortalecendo práticas preventivas e a cultura de segurança no serviço público.
O evento, iniciado na quarta-feira (26), contou com palestras, rodas de conversa e dinâmicas que abordaram desde a prevenção de acidentes até o cuidado integral com corpo e mente. A programação de encerramento reforçou essa proposta, destacando temas como autocuidado, primeiros socorros, assédio moral e combate a incêndio.
Entre os palestrantes do último dia estiveram Flávia Santos Barboza, que tratou de práticas corporais e autocuidado; Marcos Antônio Bouchorny de Almeida, com orientações sobre primeiros socorros; Viviane Teixeira, da VOX2YOU, que abordou o assédio moral no ambiente de trabalho; e Flávio Luís Rodrigues de Souza, responsável pelas instruções sobre prevenção e combate a incêndio. A programação também contou com Nakita Calixto, que discutiu a percepção e identificação de riscos ocupacionais, encerrando a semana com reflexões sobre ambientes mais seguros.
“Encerramos a XXII Sipat com a certeza de que seguimos avançando na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, saudável e verdadeiramente humano. É a quinta Sipat realizada em nossa gestão, o que reforça o compromisso permanente com a prevenção, a valorização do servidor e a consolidação de uma cultura sólida de segurança no serviço público. A maioria dos palestrantes é formada por servidores da própria Prefeitura, que demonstram a qualidade e a força do banco de talentos que temos. Essa valorização contínua evidencia que conhecimento, experiência e capacidade técnica estão presentes entre nós e podem ser compartilhados para fortalecer toda a estrutura do serviço público. Nestes três dias reunimos conhecimento, reflexão e práticas fundamentais para fortalecer hábitos protetivos no cotidiano de cada servidor municipal. A presença ativa dos palestrantes e de todos os participantes demonstra que proteger vidas é uma responsabilidade compartilhada. Segurança não é apenas norma, é atitude diária que integra corpo, mente, comportamento e responsabilidade coletiva", pontuou o Secretário Municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino.
O Secretário Municipal de Gestão de Pessoas ainda acrescentou que a Sipat reafirma o papel da gestão municipal em promover políticas contínuas de saúde, bem-estar e prevenção, reconhecendo o servidor como protagonista na execução das políticas públicas. Aristófanis reforçou que o compromisso é seguir ampliando ações, fortalecendo a CIPA e aprimorando iniciativas que garantem ambientes mais seguros, acolhedores e produtivos.
"Agradeço a cada servidor e a cada profissional que contribuiu para esta edição. Que os aprendizados desta semana continuem inspirando atitudes que preservem vidas e engrandeçam o serviço público municipal”, concluiu o Secretário.