logo

Gestão de Pessoas incentiva formação de voluntários para fortalecer o escotismo no município

19/08/2025 15:55:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

A proposta é uma parceria com o Escritório Estadual dos Escoteiros

Com o objetivo de ampliar o atendimento de escotismo no município, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e o Escritório Estadual dos Escoteiros irão oferecer capacitação aos servidores da Prefeitura de Macaé. A proposta é que, posteriormente, os profissionais possam atuar como voluntários nas quatro unidades escoteiras da cidade. Além disso, os filhos dos servidores interessados serão recebidos nesses grupos.

O diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil (Região Rio de Janeiro), Edinilson Régis, destaca que o escotismo permite maior contato com a natureza, menor tempo de exposição em telas e redes sociais e ainda oferece aos jovens a oportunidade de criar um sentimento de pertencimento com o maior movimento juvenil do mundo. “Em breve vamos apresentar uma palestra sobre o assunto e divulgar um link para os interessados”, frisa.

As quatro unidades escoteiras de Macaé são: 95 RJ GE José Passos de Souza Júnior, Rua Dinamarca, 99, Campo do Oeste; 99 RJ GE Mafeking, Colégio Luiz Reid, Centro; 115 RJ GE do Mar Macahé, Iate Clube Macaé; 139 RJ Grupo Escoteiro Pico do Frade, Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, Horto.

“Em um primeiro momento os voluntários não estarão vinculados a uma unidade, vamos capacitar e criar os laços ao longo do processo para que cada adulto escolha o grupo com o qual se identifica”, pontua Edinilson.

O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, fala sobre a importância da parceria. “O escotismo é um movimento de grande relevância social e educacional. Esta parceria reforça o papel da gestão pública municipal em proporcionar que mais jovens e famílias tenham acesso a essa experiência transformadora. Ao capacitar servidores como voluntários, estamos garantindo que nossos jovens vivenciem valores como cidadania, respeito à natureza e trabalho em equipe, fortalecendo o tecido social de nossa cidade”, ressalta Aristófanis.