logo

Gestão participativa do Hospital da Serra é destaque em congresso

10/07/2007 14:00:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com menos de um ano de funcionamento, o Hospital Municipal da Serra, localizado no distrito de Trapiche, em Macaé, já se destaca pelo diferencial no atendimento. Os trabalhos realizados com o propósito de criar vínculo com a comunidade e fomentar uma administração participativa foram selecionados para participar de congresso nacional e internacional.

Este trabalho inovador, com temática – Gestão compartilhada e responsabilidade entre usuários, trabalhadores de saúde e gestores: relato de uma experiência, será apresentado entre os dias 13 e 18 de julho em Salvador, na Bahia, onde acontece simultaneamente o IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, o XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas da Saúde, e o X Congresso Latino-Americano de Medicina Social.

Segundo a diretora administrativa do Hospital, Luciene Aguiar, ressalta que o objetivo é estabelecer com as unidades de saúde da família existentes na região e com as lideranças comunitárias e governamentais um diálogo permanente visando à construção de uma rede solidária e assistencial e uma administração hospitalar compartilhada, além disso, tornar a unidade hospitalar catalisadora e promotora do cuidado à saúde em rede.

O trabalho estabelecido pela equipe da instituição inclui reuniões com as equipes de saúde da família, lideranças governamentais e locais (representantes de associações de moradores, líderes religiosos, grupo da terceira idade, escola entre outros), programas de rádio, discussões internas com os trabalhadores de saúde e visitas às unidades de saúde da família.

A assessora especial do Hospital, a psicóloga Delba Barros, acrescenta que o trabalho que será apresentado em Salvador mostrará a experiência de gestão do hospital.

- Essa experiência tem sido um desafio na medida em que coloca em conversa diversos atores políticos e sociais nem sempre com os mesmos interesses. Tendo em vista que todos têm algum conhecimento e ninguém sabe tudo, não pretendemos tornar todos iguais e sim obter a defesa da saúde na convergência das diferenças e contar com a colaboração (afetiva, social, técnica entre outras) que cada um pode dar para a produção do cuidado pautado na resolutividade, integralidade, vínculo, acolhimento e responsabilização - completa.

O Hospital da Serra é uma unidade que compõe a rede de saúde da família e, por tanto, busca a melhoria e a qualidade no atendimento da população da serra. “É importante que a população saiba que a unidade do PSF é a porta de entrada do sistema de Saúde e o Hospital é para os atendimentos de emergência”, conclui a diretora administrativa.