Foto: Maurício Porão
A Prefeitura de Casimiro de Abreu é a segunda a conhecer a Casa do Empreendedor de Macaé, indicada como modelo de sucesso pela gerência do Sebrae
A Prefeitura de Casimiro de Abreu é a segunda a conhecer a Casa do Empreendedor de Macaé, indicada como modelo de sucesso pela Gerência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em fevereiro, gestores de São João da Barra já haviam visitado o local. Inaugurada em novembro do ano passado, o equipamento que auxilia para a desburocratização de serviços, já é referência na região.
Para a secretária de Fazenda de Casimiro, Edla Camila Mangifeste, a experiência de Macaé com implantação será útil em seu município. A cidade foi escolhida para a visita técnica durante o Fórum Municipal de Secretários de Desenvolvimento Social, que aconteceu em maio, em São Paulo. “A próxima ação de nossa gestão será a implantação da Casa do Empreendedor de Casimiro de Abreu. Estamos na mesma região e temos muitas convergências. A visita foi bastante positiva”, avaliou.
Durante o encontro, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), Vandré Guimarães, destacou a unificação dos atendimentos de diversos setores, como as Secretarias de Fazenda (Posturas), Ambiente; Mobilidade Urbana; Obras Públicas e Urbanismo; o Fumdec (para microcréditos); a Vigilância Sanitária; a Junta Comercial do Estado e o Sebrae, no mesmo espaço, propiciando uma linha de produção e economia de tempo. Ele também apresentou os serviços oferecidos e os principais avanços dessa iniciativa. Entre eles: o Programa de Microcrédito; a implementação da Lei Geral; os processos de desburocratização; a nomeação de agentes de desenvolvimento; o incentivo ao poder público municipal para compras de micro e pequena empresas e a capacitação de empreendedores.
A primeira rodada de compras do Brasil entre poder público municipal e empresas, que aconteceu em maio, e a Semana Global do Empreendedorismo também foram temas da apresentação. O público alvo da Casa do Empreendedor, localizada na avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, são Microempreendedores Individuais (MEI), Pequenas Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Nesse espaço é possível fazer de forma simplificada consultas prévias; abertura, alteração e encerramento de empresas; alvará de funcionamento; certidão de regularidade fiscal e tributária e obter microcréditos. O atendimento é das 9h às 17h.