logo

Ginastas treinam para o Desafio deste sábado

07/09/2006 14:34:12 - Jornalista: Simone Noronha e Catarina Brust

O feriado desta quinta-feira foi de trabalho duro para as 28 atletas que participam neste sábado, dia nove, do Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica 2006. As equipes do Brasil, Cuba e Argentina passaram o dia treinando para a competição, que é preparatória para o Pan 2007, no Rio de Janeiro. Quem quiser ver de perto as atletas de uma das modalidades olímpicas mais bonitas, pode trocar seu ingresso para o Desafio por dois quilos de alimentos não perecíveis.

“Para nós, esta é uma competição muito importante. Vamos verificar o que pode e o que deve ser melhorado para o Pan do Rio. Nossa meta é subir ao pódio, de preferência no lugar mais alto”, explica Monika Queiroz, técnica de conjunto da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Para ela, eventos como este ajudam a popularizar o esporte. Por dia, as meninas da seleção brasileira treinam em média oito horas. “O resultado que o público vê é lindo, mas para chegar até lá, são anos de treino”, diz a técnica.

Na competição de sábado, cada atleta vai realizar coreografias com quatro aparelhos: corda, bola, maças (instrumento semelhante ao malabares de circo) e fita, o que dá um total de 24 séries.

Brasil A e Brasil B farão as apresentações de conjunto da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Os dois grupos são formados por cinco atletas, com as mesmas coreografias e roupas: a diferença fica por conta dos aparelhos e das músicas. Um grupo fará a apresentação com fitas e pout-pourri com músicas de Elis Regina. O outro grupo, fará a apresentação com arcos e maças ao som de ritmos tribais, começando com uma música do grupo Sepultura e encerrando com uma música de estilo africano.

Foram colocados mil e 500 ingressos para o público, pois uma parte do ginásio será utilizada para o aquecimento dos atletas. O ingresso pode ser trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis no Ginásio Municipal, no Centro de Treinamento (CT) e no Centro Macaé de Cultura (na Avenida Rui Barbosa 780, Centro), das 9h às 12h e das 14h às 17h