Os organizadores da 19ª Gincana Jovem de Macaé promoveram ontem, dia 17.01, no teatro do Sesi, o início das aulas dos cursos profissionalizantes com vagas oferecidas pelas equipes da Gincana. Nesta oportunidade estiveram presentes além dos membros das equipes, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o secretário municipal de Comunicação Social, Rômulo Campos.
Em seu discurso Riverton ressaltou que irá criar a Escola do Trabalhador para capacitar os macaenses gratuitamente. O prefeito anunciou também a construção da primeira plataforma escola do mundo que será realizada em parceria com o sistema Sesi/Senai/Firjan. Riverton reiterou sua intenção de criar a Coordenadoria da Juventude, porém antes será realizado um Fórum para identificar os principais anseios da população.
Ao todo foram oferecidas 200 vagas para os cursos de pintura e soldagem industrial, operador de empilhadeira, encanador industrial, noções de eletrotécnica, elétrica predial e industrial e higiene de alimentos. Com o dinheiro arrecadado pelas equipes foi possível pagar as vagas que estão sendo oferecidas à comunidade, ressalta Igor Sardinha, coordenador da Gincana Jovem.
As aulas foram iniciadas hoje, dia 18, com exceção do curso de pintura industrial que só começa após o carnaval. Os cursos têm, em média, a duração de quatro meses e serão realizados nas dependências do SESI (Riviera Fluminense), Senai (Visconde de Araújo), Casa do Caminho (Ajuda de Baixo) e Fundação Esperança (Morro de Santana).
A Gincana Jovem sempre realizou trabalhos assistenciais e no ano passado optou pela promoção da inclusão social através da oferta de vagas em cursos profissionalizantes para a comunidade local. “Também recebemos ligações de pessoas de municípios vizinhos, mas estamos priorizando o atendimento aos moradores de Macaé”, conta Igor Sardinha.
Onda Solidária - Mal terminou de completar a última etapa da 19ª Gincana , a equipe organizadora arregaçou as mangas e iniciou uma nova campanha. Desta vez, para ajudar as vítimas do Tsunami.
Em parceria com o Viva Rio foi lançada a campanha “Onda Solidária” que está arrecadando alimentos para as vítimas na Ásiaw. As doações podem ser entregues na sede do Viva Rio que fica na rua Velho Campos.