Gincana Ecológica vai movimentar estudantes da rede municipal no Córrego do Ouro

05/06/2013 18:02:00 - Jornalista: Joice Trindade

Dando continuidade à Semana do Meio Ambiente, que será encerrada nesta sexta-feira ( 7), a rede municipal de ensino vai realizar uma gincana ecológica, a partir das 8h30, na Escola Municipal Natálio Salvador Antunes. Alunos da Escola Professora Maria Letícia Santos Carvalho, do Novo Cavaleiros, também participam do evento junto com os colegas da serra.

A rede municipal de ensino está pautada na implementação de programas pedagógicos, que visam à promoção da importância da Educação Ambiental e a adoção de práticas que promovam a sustentabilidade, além da multiplicação de informações sobre a redução dos impactos ambientais, que afetam o ecossistema. Também haverá futsal e apresentação musical dos alunos da Escola Maria Letícia Santos Carvalho.

O objetivo da programação é permitir a interação dos alunos em uma ação que também visa intensificar a Educação Ambiental das turmas participantes. Durante a gincana ecológica, os estudantes participarão de uma trilha, que vai pontuar a importância do ecossistema local e as riquezas naturais da Serra.

Ainda fazendo parte da Semana do Meio Ambiente, foi ministrada nesta terça-feira (4) a ação “Caravanas Campos Verdes” junto aos estudantes das escolas municipais Professora Laura Sueli de Campos Bacelar e Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, ambas situadas na Ajuda.

A “Caravana Campos Verdes” é fruto da parceria da ONG Casa do Caminho e secretarias de Educação e Ambiente. O objetivo da programação, que agitou as escolas próximas ao Imburo, foi envolver alunos, profissionais das escolas municipais e até mesmo pais e responsáveis para que atuem em prol das questões ambientais, principalmente nos focos voltados para recuperação e

conservação da Bacia Hidrográfica.

Programação - A Semana do Meio Ambiente é uma ação integrada das secretarias de Ambiente, Educação, Guarda Ambiental, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), campus da UFRJ-Nuppem Macaé, Instituto Federal Fluminense (IFF), Ong Casa do Caminho, Instituto Federal Fluminense (IFF), Comitê da Bacia Hidrográfica de Macaé e Rio das Ostras, Capitania dos Portos e Iate Clube de Macaé.