Neste sábado (27), acontece em Macaé, no distrito de Glicério, o III Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, etapa noturna. A pista de Glicério é a única do Brasil com iluminada e cerca de 50 atletas de estados como de São Paulo, Minas e Rio, estarão se apresentando nas corredeiras do Rio São Pedro, além dos atletas locais. Participam da competição atletas nas categorias iniciantes, feminino e profissional máster, com competidores acima de 35 anos.
A competição será por descidas, computadas por tempo onde cada atleta terá direito de descer duas vezes, sendo o melhor tempo válido. O evento tem o patrocínio da prefeitura, através da Empresa Municipal de Turismo (Macaé Tur) e da Fundação Macaé de Esporte (Fesporte). A organização é da Desema Turismo de Aventura.
Os atletas que ainda não fizeram inscrição deverão chegar mais cedo à Ilha da Canoa e se inscreverem com uma hora de antecedência. No campeonato de 2006, participaram 40 atletas de outros estados e 10 atletas de Glicério-Macaé. A etapa contou com uma grande novidade que foi a etapa noturna.
O Acqua Ride é um esporte praticado em corredeiras de rios, onde o atleta se posiciona de peito em um mini bote inflável, enfrentando o desafio que a natureza das águas brancas apresentam. Este esporte totalmente Brasileiro, nasceu na década de 70 com a brincadeira de se jogar com câmaras de ar nas águas brancas do Rio Betary, no vale do Ribeira após uma exploração nas cavernas do Petar, esses amantes da natureza aproveitavam para dar uma " Descida no Rio ".