logo

Governo apresenta a Enel demanda por eficiência na oferta de energia em Macaé

23/08/2023 20:33:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Jaqueline Carvalho

A projeção da instalação de plantas industriais e novos polos operacionais que compõem a infraestrutura de processamento e distribuição de gás natural em Macaé foi apresentada nesta quarta-feira (23) pelo governo municipal junto a presidência da Enel no Brasil.

A necessidade de garantir eficiência através da expansão da rede que atende aos polos industriais e às áreas urbanas da cidade foi destacada pelo prefeito Welberth Rezende ao receber o diretor-presidente de distribuição da Enel, José Luís Salas Rincon.

No encontro, o prefeito ressaltou a necessidade da operadora acompanhar o novo ritmo de prosperidade da cidade.

“Macaé apresenta hoje projetos que geram soluções para a demanda de energia do país, como a instalação e operação de usinas termelétricas e a implantação de novo polo de processamento de gás, além de ser polo para a logística que atende o desenvolvimento de novas áreas de produção na Bacia de Campos. E nós precisamos que serviços essenciais como da Eneel acompanhem a evolução econômica da cidade”, pontuou Welberth.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, destacou também que Macaé vive uma fase fundamental ao processo de retomada dos grandes projetos no estado do Rio de Janeiro, o que exige planejamento e visibilidade em serviços essenciais a expansão da indústria, como a oferta de energia.

“Somos a cidade que apresenta hoje a maior infraestrutura para a transformação do gás natural em energia no país, o que reflete a necessidade de sermos prioridade nos investimentos em rede e infraestrutura que alimente os polos industriais e a demanda imobiliária da cidade”, destacou Rodrigo.

Segundo o diretor-presidente da Enel, a concessionária prioriza atualmente o trabalho de manutenção da rede que atende a Macaé e já avalia novos projetos de ampliação de infraestrutura na cidade.

“Estamos abertos a apoiar o que a cidade precisa para promover desenvolvimento local e regional, especialmente por sua referência para o mercado de petróleo e gás. Vamos entender, de início, quais são essas demandas e estudar as ações necessárias para o município”, afirmou José Luís.

O encontro garantiu a realização de novas agendas entre o grupo de trabalho do município e corpo técnico da Enel para pontuar as principais soluções para a demanda da energia na cidade.

Novo polo industrial

A reunião também contou com a participação de Fabiano Crespo, diretor-presidente do Grupo Vale Azul responsável pelo projeto do Tepor - novo porto de Macaé, junto a nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que receberá produção das Bacias de Campos e de Santos através de dois novos gasodutos.

Fabiano apresentou o mapa das novas plantas industriais que representam o chamado “hub do gás” de Macaé que inclui a implantação de novas usinas termelétricas, a UPGN do Tepor e também a unidade de liquefação de gás natural (LGN) doméstico.

“Esta é a oportunidade de se discutir com a concessionária a viabilidade de atender às plantas da indústria de gás natural que já estão previstas para se instalar na cidade. Este planejamento é importante para auxiliar nas decisões de investimentos projetados diante do atual cenário do mercado”, ressaltou Fabiano.

O Procurador Geral do município, Dr. Fabiano Paschoal e o Secretário de Governo, Juninho Luna, também participaram da reunião.

Integrantes das equipes técnicas e de operações da Enel em Macaé e no Rio de Janeiro também participaram da reunião.


Fotos Relacionadas