A iniciativa da Câmara de Vereadores de Macaé em investir na produção de energia renovável através da instalação de placas solares fotovoltaicas foi celebrada nesta quinta-feira (08) pelo governo municipal, ao representar a consolidação da sustentabilidade como política pública que acompanha o novo ciclo de desenvolvimento do município.
Ao participar da inauguração do sistema, o prefeito Welberth Rezende reafirmou o compromisso do governo em discutir a sustentabilidade como pauta prioritária no planejamento deste novo ciclo de desenvolvimento econômico de Macaé.
“Esse é um momento histórico em que a Câmara sai na vanguarda em investir em um projeto que promove sustentabilidade. Essa é uma pauta prioritária do nosso governo que busca o desenvolvimento da nossa cidade, sem deixar de discutir iniciativas que garantam a renovação dos nossos recursos naturais, a proteção do nosso meio ambiente e qualidade de vida para a nossa cidade”, destacou o prefeito.
O projeto é composto por mais de 700 placas que alimentará, não apenas o Palácio Natálio Salvador Antunes, mas também o Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, sede do Museu do Legislativo. O sistema representa o investimento de R$ 3,4 milhões que deve garantir à Câmara uma economia nos custos de energia equivalente em até três anos.
O sistema torna a Câmara de Macaé a primeira do Estado em investir na produção e consumo de energia elétrica renovável.
“A Câmara lança esse projeto para que fique como exemplo para todas as Câmaras do Brasil. Neste momento, damos um passo importante na proteção do nosso meio ambiente, garantindo qualidade de vida para a nossa geração e gerações futuras”, destacou o presidente da Câmara, o vereador Cesinha.
Os secretários do Ambiente, Juninho Luna, de Políticas Energéticas, Tiago Rocha, de Cultura, Leandro Mussi, de Infraestrutura, Santiago Borges e de Obras, Felipe Bastos também compareceram à inauguração.
A solenidade também contou com a participação dos vereadores que compõem a mesa diretora da Câmara: Édson Chiquini, Rafael Amorim, Professor Michel e Tico.