logo

Governo debate protocolos de segurança nas escolas

30/01/2021 12:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Raphael Bózeo

Todos os setores serão ouvidos para definir a data de retorno das atividades presenciais

Seguindo critérios específicos para segurança de alunos e profissionais, a Prefeitura de Macaé vem estabelecendo um protocolo de retorno às aulas presenciais. O prefeito, Welberth Rezende vem se reunindo ao longo do mês com técnicos de diversas áreas para tratar do assunto.

Durante a semana, o prefeito se encontrou com médicos, representantes do Ministério Público, Conselho Municipal de Educação e representantes da iniciativa privada. “Estamos preparando toda a rede municipal para se adequar ao protocolo de biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, frisou Welberth.

Segundo a Secretária de Educação, Eliane Araújo, na próxima segunda-feira (1° de fevereiro), será realizada a primeira reunião do grupo de trabalho, que foi formado para tratar dos protocolos baseados no Plano de Retorno das Atividades Educacionais Presenciais.

Eliane ressalta que a prioridade é assegurar a prevenção, o bem estar e a segurança de todos os alunos e profissionais da Educação. “As reuniões serão importantes para que sejam definidas todas as questões legais voltadas para a saúde, biossegurança e educação”, pontua a secretária.

Com o intuito de ouvir as demandas de cada setor e definir a data de retorno das atividades presenciais, o prefeito vai agendar nas próximas semanas uma reunião com representantes das áreas de Saúde, Educação, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Legislativo e representantes da sociedade civil organizada.


Grupo de Trabalho
– O Grupo de Trabalho foi criado com o objetivo de compor diretrizes para um possível retorno das atividades, sejam as que correspondam ao ensino presencial ou ao ensino híbrido, do Sistema Municipal de Educação. Antes da volta às atividades presenciais, todos os servidores das escolas municipais receberão orientações específicas sobre protocolos de segurança, que seguirão o Plano de Retorno.

Dentro desta proposta de retorno seguro das aulas, a prefeitura também está tratando de toda logística para receber os estudantes, como as licitações para a merenda, transporte escolar e demais insumos para a Educação.


Plano de Retorno das Atividades Educacionais Presenciais
– Trata-se de um documento que trata de orientações específicas para atendimento aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (Eja), Ensino Médio e aos familiares dos estudantes.

O plano apresenta tópicos como a tabela de classificação de risco para comunidade escolar, principais indicadores para segurança sanitária e destaca diretrizes específicas. São elas: segurança sanitária para adequação da infraestrutura física das escolas, monitoramento da situação de saúde das pessoas; higienização dos espaços e condução em casos suspeitos ou confirmados.


Fotos Relacionadas