Serviços de atendimento à população que competem a atuação técnica da prefeitura foram avaliados entre a equipe da Secretaria municipal do Ambiente e a Câmara de Vereadores. Na reunião realizada nesta terça-feira (21), um novo fluxo de atendimento a solicitações de poda de árvores situadas em imóveis particulares foi discutido entre os agentes da Secretaria e os parlamentares.
“A proposta é estreitar o direcionamento dessas solicitações que chegam a Câmara e são encaminhadas à nossa equipe. Apresentamos aos vereadores como ocorre todo o procedimento, desde o pedido que chega a nossa Secretaria até a realização do serviço, executado pela Secretaria de Infraestrutura ”, explicou o Secretário municipal do Ambiente, Juninho Luna.
O serviço de poda de árvores faz parte cuidado e manutenção da arborização urbana, com legislação municipal criada em 2007. O procedimento prevê medidas de compensação a cada corte realizado, tanto em espaços públicos, quanto para imóveis particulares.
A Secretaria orienta a população sobre o serviço por telefone (22) 27721810. Já a solicitação da poda deve ser realizada via protocolo, através do site oficial da prefeitura.
O presidente da Câmara, Cesinha propôs a discussão sobre a revisão da legislação em vigor, com objetivo de melhorar as condições técnicas da Secretaria do Ambiente na execução dos serviços que envolvem o cuidado com a arborização urbana do município.
O direcionamento de recursos, através de Emendas Impositivas, para contribuir com a ampliação do serviço, foi proposta pelo vereador Rafael Amorim.
A vereadora Iza Vicente destacou a importância de realização de ações de fiscalização em áreas de ocupação ambiental do município.
Os vereadores Professor Michel e Paulista também participaram da reunião.
Dia da Árvore.
O encontro entre a Secretaria do Ambiente e a Câmara de Vereadores marcou também o Dia da Árvore, dedicado a discussões que envolvem planejamento e ações focados a proteção do ecossistema.