Governo e Unamama propõem criação de espaço de apoio ao paciente com câncer

15/03/2023 16:28:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Divulgação

Assunto foi discutido em reunião entre o prefeito Welberth Rezende e Marilena Garcia

A criação de um centro de referência para acolhimento a pacientes em tratamento contra o câncer já está sendo preparada pelo governo municipal junto a União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama).

O modelo de atendimento deste espaço dedicado a humanizar o processo que envolve o diagnóstico e as etapas ao longo do processo de intervenção e combate à doença foi analisado nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Welberth Rezende com Marilena Garcia, ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Macaé, que está à frente da diretoria da Unamama. A reunião também contou com a participação do vereador Guto Garcia.

“O nosso objetivo é avançar sempre em serviços de apoio à população que vão além de medicações e tratamento. É proposta do governo reativar os espaços de convivência do município que contribuem para a assistência aos pacientes oncológicos do município. A Saúde já está trabalhando na construção deste espaço que será dotado de toda a estrutura necessária para acolher, ouvir e cuidar”, destacou o prefeito.

A formatação deste centro de referência já está sendo trabalhada pela Unamama junto à Secretaria Municipal de Saúde, com utilização de espaço situado na área central da cidade.

A Unamama estabelece em Macaé a criação de uma corrente solidária que trabalha a autoestima da mulher macaense, além das pacientes em tratamento do câncer, através de ações de fomento ao empreendedorismo, de apoio psicossocial e de escuta.

“É preciso cuidar do paciente com câncer e de todas as pessoas envolvidas neste processo difícil de enfrentamento à doença. O apoio do governo é fundamental, desde a garantia de um diagnóstico precoce até a promoção da autoestima das mulheres, oferecendo oportunidades que transformem as suas vidas. Este é o trabalho da Unamama, a nossa contribuição para a sociedade da nossa cidade”, destacou Marilena.


Fotos Relacionadas