Foto: Maurício Porão (Inauguração CriaSana) | Raphael Bó
A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (28)
Espaço de integração das atividades culturais promovidas para moradores e turistas, o CriaSana passa a compor a lista de espaços públicos da cidade revitalizados pelo governo e entregues à população neste final de ano.
Voltado a promover trabalhos como artesanato, gastronomia e música, o CriaSana passa a contar com a infraestrutura adequada entregue oficialmente pelo prefeito Welberth Rezende, nesta quinta-feira (28).
“Nós vamos melhorar ainda mais este espaço, implementando aqui um novo piso no pátio de eventos e mantendo a estrutura de som para eventos de celebração do Réveillon, tornando o CriaSana, novamente, um local de encontro para moradores e turistas que são muito bem vindos”, afirmou o prefeito.
As obras garantiram melhorias na estrutura dos 26 boxes de artesanato, revitalização do pátio de eventos, troca do sistema de iluminação e manutenção dos banheiros.
De acordo com o Secretário de Cultura, Leandro Mussi, a revitalização do espaço garante a ampliação dos espaços de vendas de produtos locais, atendendo a um maior número de artesãos do Sana.
“Hoje, garantimos a todos os artesãos, inclusive os que estavam na fila de espera, o espaço adequado para a apresentação e venda do seu trabalho. É a confirmação do nosso compromisso com todos que também representam a nossa Cultura”, afirmou Leandro.
A solenidade de inauguração das obras de reforma do CriaSana também foi marcada pelo show de celebração dos 25 anos da banda Raiz do Sana, patrimônio cultural local.
O coordenador do CriaSana, Fausto Andrade, o empresário Cláudio Bogado, o presidente da Associação de Moradores do Sana, Paulo César de Jesus, os vereadores George Jardim e Tico Jardim, além do ex-prefeito Riverton Mussi também participaram da reinauguração.
Credenciamento - A Secretaria de Cultura lança nesta sexta-feira (28), o edital do credenciamento dos artistas locais, com a definição de carga horária e remuneração das atividades que representam as diversas manifestações culturais em Macaé.
“Esse é o maior projeto de reconhecimento e de oportunidade para os nossos artistas locais”, declarou Leandro Mussi.
Raiz do Sana - Na ocasião, o grupo de forró Raiz do Sana fez uma apresentação especial, que também celebrou os 25 anos de formação do grupo e animou quem esteva presente. A banda foi formada em 1998 e faz sucesso com o público jovem da região. Toca forró pé-de-serra, combinado a elementos do baião, do samba de raiz e a melodias feitas para violões e cavaquinhos. A Raiz do Sana recebeu o Prêmio SESI de Cultura e em 2000 lançou seu primeiro CD independente. Além do vocal, com Tati Veras, integram a banda Rodrigo Ramalho, na sanfona, Léo Oliveira, no cavaquinho e na guitarra, e Frank Furtado na zabumba. O grupo já fez quase 1.400 shows, com 7 álbuns, 3 singles, 4 clipes, 3 turnês internacionais, 1 websérie, um E-book.