logo

Governo municipal leva novo sistema de abastecimento de água às Malvinas

15/01/2013 19:44:00 - Jornalista: Fernanda Guerra

Foto: Flávio Sardou

Em uma visita técnica ao bairro, o prefeito anunciou a instalação de caixas d’água comunitárias

As ações emergenciais do Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, para dar mais dignidade aos cidadãos macaenses chegaram ao bairro Malvinas nesta terça-feira (15). Em uma visita técnica ao bairro, o prefeito anunciou a instalação de caixas d’água comunitárias para atender às necessidades da parte da população que não conta com água encanada. As caixas serão abastecidas regularmente com água tratada e de qualidade por meio de caminhões-pipa, em uma iniciativa semelhante à iniciada no bairro Lagomar na semana passada.

“Essa ação tenta amenizar o dia a dia das pessoas que não contam com água tratada e que precisam comprar ou até mesmo usar as águas poluídas do rio para suas necessidades mais básicas como beber e cozinhar. Essas pessoas vivem uma dura realidade e não existe sofrimento maior do que a falta d’água”, declarou Dr. Aluízio.

Moradora há sete anos do bairro, Dona Maria da Ajuda Santos Luz afirmou que a chegada de serviços públicos é aguardada com ansiedade no local, onde a falta de infraestrutura é rotina na vida da população. “A água que temos na caixa daqui é pouca, não consegue dar conta de todos que precisam. Quem não pode comprar, usa água do rio, às vezes até para cozinhar. Eu já até cheguei a usar a água do rio, mas ela me dá alergia, porque é muito suja, cheia de óleo dos barcos que passam. A solução é comprar e isso sai muito caro”, afirmou a moradora, que levava suas roupas para lavar na casa da filha, em outro bairro, para economizar.

Durante o percurso, no qual conversou com moradores, Dr. Aluízio enfatizou que os bairros que estão recebendo ações emergenciais, como mutirões de limpeza e o sistema de abastecimento com caminhões-pipa, receberão ações permanentes para melhorar a qualidade de vida da população.

“Estamos levando para cada bairro a presença do poder público com o que é mais necessário. Sabemos que não é uma solução, mas é um alívio para os problemas mais graves enquanto preparamos as ações definitivas. Nosso grande projeto é estabelecer o poder público de forma sistêmica, levando limpeza, coleta de lixo, saúde, educação para esses bairros.
Mas não podemos deixar as pessoas sofrendo enquanto tudo isso não chega. Hoje eu vi a felicidade das pessoas ao verem a prefeitura está presente e perceberem que a cidade pode melhorar”, ressaltou o prefeito.