Para levar aprimoramento, novos conhecimentos e estratégias pedagógicas inovadoras aos professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé está traçando os últimos detalhes do Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (EMPE). A programação está prevista para acontecer no dia 4 de fevereiro, data de retorno dos profissionais do ensino municipal às 105 unidades municipais. O que se busca é enfatizar temas de cunho pedagógico, com o objetivo de sensibilizar o professor e destacar orientações quanto ao bem-estar e importância da qualidade de vida do educador.
Como atividades que fazem parte do EMPE, o governo municipal vai realizar nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, oficinas de capacitação aos professores e auxiliares de serviços escolares da educação infantil. Nestes três dias, a programação que vai acontecer na Escola Estadual Municipalizada Leonel Brizola, será promovida em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, durante os horários de trabalho dos educadores.
Para as oficinas da educação infantil, é esperada a participação de 1.200 professores e auxiliares. Os professores devem estar atentos, pois as vagas já foram direcionadas aos dirigentes das escolas municipais, que vão indicar à equipe pedagógica da educação infantil os nomes dos que vão fazer parte das oficinas.
Ao todo serão ministradas 18 oficinas, cada uma com duração máxima de três horas. Diante, da realização das oficinas, a secretaria de Educação escolheu temas que seguem os eixos integradores dos segmentos e voltados para a proposta específica da educação infantil.
Temas - Os professores e auxiliares de serviços escolares terão a oportunidade de fazer parte de oficinas ligadas a enfoques como Linguagem, Psicomotricidade, Raciocínio Lógico e Consciência Fonológica. Para ministrar as temáticas, profissionais da secretaria de Saúde e da rede municipal de ensino como orientadores pedagógicos e educacionais foram convidados.
Oficinas para Ensino Fundamental - Professores e auxiliares de serviços escolares que atuam nas modalidades de ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), também terão a chance de se integrar a cerca de 40 oficinas interdisciplinares. A partir do dia 1 de fevereiro, sexta-feira, os profissionais, que atuam nas unidades da área central e Serra deverão escolher e se inscrever nas oficinas, que serão ministradas por orientadores pedagógicos e demais profissionais das áreas da Cultura (Solar dos Mellos), Saúde ( Divisão em Educação em Saúde) e Educação. Posteriormente, os diretores das escolas vão encaminhar às inscrições para a secretaria.
Também poderão se inscrever nas oficinas, os que atuam nas salas de leitura, reforço, multifuncionais e laboratórios de informática. A escolha das oficinas será conforme o interesse dos educadores do ensino fundamental. Para facilitar a realização dos trabalhos, que terão cada um três horas e meia de duração, a Prefeitura de Macaé vai promover oficinas em três locais distintos. São eles, a escola municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, das 8h às 12h, 13h às 17h e das 18h às 21h. Na lista de realização de palestras estão o Ciep Oscar Cordeiro e Almir Francisco Lapa, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Na lista de oficinas estão assuntos como Letramento, Relaxamento, Fonoaudiologia, Avaliação, Produção de Texto, Letramento e Raciocínio Lógico. Também serão destacados assuntos como Artes, Inclusão, Novas Tecnologias, Cinema, Cultura Brasileira, Literatura Infantil, Diversidade e Legislação Cultural- Afro.
Durante a programação, os participantes também terão acesso a aulas práticas e teóricas, além de exibição de vídeos, leituras compartilhadas voltadas para reflexões, momentos de relaxamento e até mesmo dedicação à produção de livros. No final do evento, os participantes receberão declaração de conclusão de oficinas.