logo

Grafiteiro do Art Luz convidado para evento nos EUA

28/07/2005 15:57:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O educador social do Projeto Art Luz, o grafiteiro Marlon Gitirana da Silva de Carvalho, 24 anos, foi convidado por um dos organizadores da etapa do circuito mundial de Bodyboard, Jason Dritty, a levar seus conhecimentos artísticos durante o evento. A competição acontece no início de setembro em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Durante o evento, o macaense vai pintar três telas grandes com o visual das praias locais, além de telas pequenas com cenários do Brasil e de Macaé.

O objetivo é divulgar a cultura nacional, já que o evento reunirá um grande número de jovens americanos e estrangeiros. A hospedagem e a alimentação de Marlon serão pagas pela organização da etapa, mas ele está em busca de patrocínio para as passagens.

Em Macaé, Marlon dá aulas práticas e teóricas de grafite. O trabalho mais recente dele e de seus alunos foi o Muro Páginas, localizado na Avenida Agenor Caldas, ao lado do Irene Meireles. Neste mural, há figuras de pontos históricos de Macaé, como a Igreja de Santana, o Forte Marechal Hermes, o Farol antigo e o Sollar dos Mellos.

- Nova York é o berço do grafite e, uma vez lá, vestirei a camisa da nossa cidade, enfatiza o jovem, contando que já pintou 20 camisas que farão parte do kit de premiação.

O Projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura da Prefeitura de Macaé, oferece cursos artístico-culturais para cerca de 1300 crianças e adolescentes. Na maioria são pessoas de famílias de baixo poder aquisitivo que tem na arte uma forma de inclusão social. Capoeira, caratê, jazz, dança de rua, flauta doce, desenho, pintura, grafite, balé, artesanato e outras atividades compõem o projeto em Macaé.