Pais e familiares de alunos do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro serão envolvidos no projeto Saúde da Mulher a partir do próximo semestre letivo, que inicia no dia 1° de agosto. A ação tem objetivo de integrar os pais em palestras e atividades, que visam repassar informações através da abordagem do tema “Saúde Mental - Aspectos Psicológicos da Gravidez na Adolescência”.
O projeto é uma iniciativa do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá e da Prefeitura de Macaé, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Educação. O programa, já iniciado com os estudantes Colégio de Aplicação (CAp) da prefeitura e do Colégio Oscar Cordeiro, tem a meta de debater questões voltadas para a saúde mental e qualidade de vida da mulher, principalmente as adolescentes.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, a participação da Secretaria de Educação na programação voltada para a Saúde da Mulher é essencial, principalmente com os pais e alunos do “Oscar Cordeiro”, e está sendo apontada como uma das unidades com índices expressivos de gravidez na adolescência. “A conscientização deste público é fundamental. Essas pessoas são multiplicadoras de informação e devem saber como tratar da melhor forma de temas transversais como estes”, ressaltou. O próximo passo é estender o projeto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Durante a programação, técnicos de enfermagem e psicólogos enfatizam a importância da prevenção, cuidados com doenças, importância do diálogo, pais, amigos e na escola, planejamento de uma gravidez e situações que envolvem casos de gravidez na adolescência.
No calendário do programa, a equipe de Coordenação do Curso de Enfermagem ministra palestras que enfocam temas como “Saúde Mental - Aspectos Psicológicos da Gravidez na Adolescência”; “Prevenção ao Diabetes e Hipertensão” e “Cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis”.
Durante a programação, os profissionais também destacam formas de prevenção do vírus HIV, Hepatites B e C, importância e uso de métodos contraceptivos e pílulas. O público também recebe orientações quanto a importância auto-exame contra o câncer de mama.