logo

Gripe A: adiada vacinação para gestantes e crianças

19/03/2010 16:43:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A segunda etapa da Campanha de vacinação contra gripe A (H1N1) para gestantes e crianças de seis meses a dois anos que começaria na próxima segunda-feira (22) foi adiada. De acordo com a gerente do programa de Imunização da secretaria de Saúde de Macaé, Claudia Campanati, houve um atraso na entrega das doses.

Claudia explica que a Secretaria Estadual de Saúde e a Defesa Civil do Rio de Janeiro que fazem a distribuição das vacinas para os municípios, só receberam o medicamento do Governo Federal na última quinta-feira (18), o que inviabilizou a entrega para os municípios em tempo hábil. “Assim que recebermos a doses informaremos a data e os locais de aplicação da vacina”, disse.

A previsão é de que as gestantes terão acesso à vacina provavelmente no meio da semana. Cláudia lembra que os doentes crônicos que estão incluídos nesta segunda fase, podem procurar uma unidade de saúde para ser imunizado, assim como os profissionais de saúde. “A vacina para gestantes e crianças é diferenciada por isso, as doses que temos no estoque não são indicadas”, explica.

A segunda etapa será destinada para grávidas, em qualquer período de gestação; e crianças de seis até dois anos; além do grupo de pessoas com doenças crônicas, exceto idosos. A terceira etapa abrange adultos de 20 a 29anos. A quarta etapa vai imunizar idosos e coincide com a Campanha de Vacinação com a Influenza Sazonal. A quinta e última etapa terá como público alvo adultos de 30 a 39 anos.

No primeiro surto da gripe A, em 2009, as autoridades registraram 1.705 mortes e 39.679 casos de doenças respiratórias grave decorrentes do vírus A (H1N1) no Brasil. Em Macaé, foram notificados 85 casos, sendo cinco confirmados laboratorialmente, um óbito e um descartado.