Foto: Ana Chaffin
Cerca de 500 profissionais estarão atuando nos postos de vacinação na sede do município e na região serrana
Acontece neste sábado (10) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe A (H1N1), para jovens de 20 a 29 anos. Em Macaé, a secretaria de Saúde disponibilizará a vacina em 38 postos de 8h às 17h. A meta é imunizar 28 mil jovens até o dia 23.
A gerente do programa de Imunização, a enfermeira Cláudia Campanati lembra que no sábado não haverá vacina para crianças. “Para evitar tumultos estamos dedicando este dia para a população adulta. As crianças e gestantes podem ser imunizadas até o dia 21 de maio quando termina a campanha”, lembrou.
Para este sábado cerca de 500 profissionais estarão atuando nos postos de vacinação na sede do município e na região serrana. A meta do Ministério da Saúde é proteger os grupos mais vulneráveis a complicações respiratórias e à morte.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta que a vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe. É fundamental que a população também mantenha as medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação.
- Todos os cuidados como lavar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e locais de muita aglomeração são ações fundamentais de prevenção -, alerta.
A quarta etapa, de 24 de abril a 07 de maio, vai imunizar idosos, coincidindo com a Campanha de Vacinação com a Influenza Sazonal. A quinta e última etapa, de 10 a 21 de maio, será para adultos de 30 a 39 anos.
Homeopatia – A equipe do programa de Homeopatia e Práticas Integrativas da coordenação de Saúde Coletiva também fará neste sábado uma ação de combate a gripe A.
Será feita a distribuição do medicamento homeopático contra a gripe A, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Pronto Socorro do Aeroporto e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa.
A gerente do programa, a médica Maria Luiza Zampieri, explica que o objetivo do trabalho de homeopatia é melhorar o sistema imunológico da população. “O uso do medicamento não impede que as pessoas sejam infectadas pelo vírus da influenza A (H1N1). É preciso manter os cuidados de higiene e as recomendações para evitar o contágio”, disse.
O medicamento será destinado aos grupos que não foram incluídos na campanha de vacinação do Ministério da Saúde como crianças a partir dos três anos e adultos a partir dos 40 anos.
Ela acrescenta ainda que o sistema imunológico fortalecido, a tendência é de que nas pessoas que vierem a contrair a doença, ela aconteça de forma mais branda evitando assim as complicações que podem levar ao óbito.
Postos de vacinação
PV 01 - CENTRO SAÚDE DR. JORGE CALDAS
PV 02 - NUCLEO DA MULHER E DA CRIANÇA AROEIRA (NUAMC)
PV 03 - NUCLEO DA MULHER (Barra)
PV 04 - UBS MORRO de SANTANA
PV 05 - UBS BARRETO
PV 06 - PSF CORREGO do OURO.
PV 07 - PSF TRAPICHE.
PV 08 - PSF GLICÉRIO
PV 09 - PSF FRADE
PV 10 - PSF SANA
PV 11 - PSF BICUDA GRANDE
PV 12 - PSF BICUDA PEQUENA
PV 13 - PSF AREIA BRANCA
PV 14 - PSF VIRGEM SANTA
PV 15 - PSF IMBURO
PV 16 - PSF FRONTEIRA A
PV 17 - PSF FRONTEIRA B
PV 18 - PSF LAGOMAR A
PV 19 - PSF NOVA HOLANDA
PV 20 - PSF NOVA ESPERANÇA
PV 21 - PSF MALVINAS A
PV 22 - PSF MALVINAS C
PV 23 - PSF MALVINAS B
PV 24 - PSF AJUDA A
PV 25 - PSF AJUDA de BAIXO
PV 26 - PLANALTO DA AJUDA
PV 27 - PSF MORRO de S. JORGE
PV 28 - PSF BARRA - BRASILIA
PV 29 - PSF ENGENHO da PRAIA.
PV 30 - PSF. BOTAFOGO.
PV 31 - PSF CAJUEIROS
PV 32 - SF PRAIA CAMPISTA
PV 33 - PRONTO SOCORRO AEROPORTO
PV 34 – UBS IMBOASSICA
PV 35 – UBS NOVO CAVALEIROS
PV 36 – UBS VISCONDE
PV 37 – UBS MARINGÁ
PV 38 – CENTRO DE ESPECIALIDADES MOACYR SANTOS