Foto: Ana Chaffin
Idosos com doenças crônicas receberão as duas vacinas no mesmo dia
Jovens entre 20 e 29 anos, gestantes, doentes e crianças até dois anos ainda podem procurar as unidades de saúde para receberem a vacina contra a gripe A (H1N1). Em Macaé, a secretaria de Saúde disponibiliza a vacina em 33 postos de saúde, de 8h às 17h. A etapa da campanha destinada aos idosos foi adiada pelo Ministério da Saúde.
A gerente do Programa de Imunização, a enfermeira Cláudia Campanati, explica que problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantã, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
Os idosos devem procurar as unidades de saúde a partir do dia oito de maio, quando acontece o Dia D da campanha. Todas as pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, se tiverem doenças crônicas, os idosos receberão, também, no outro braço, uma dose de vacina contra a gripe H1N1. Assim, os idosos só vão precisar ir aos postos de vacinação uma única vez.
A vacinação para idosos acontece até o dia 21 de maio. No período de 10 a 21 de maio os adultos entre 30 a 39 anos também receberão a vacina contra a gripe A na rede municipal de saúde.