Foto: João Barreto
Meta do município é imunizar 37 mil pessoas.
Termina na próxima sexta-feira (26) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em Macaé, a secretaria de Saúde imunizou no último sábado (20), Dia D de mobilização, 29% do público-alvo, o que corresponde a cerca de oito mil pessoas. São imunizados idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos.
O balanço parcial da primeira semana de vacinação será divulgado na próxima quarta-feira (24). A meta do município é imunizar 37 mil pessoas. É importante que a população procure um dos 33 postos de saúde localizados na sede do município e nos distritos da Região Serrana para receber a vacina.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A - H1N1 ou gripe suína, A -H3N2 e influenza B). Estudos mostram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Os pacientes com doenças crônicas precisam apresentar uma prescrição médica, como receituário ou encaminhamento com cópia e original na hora da vacinação. Os demais devem levar a carteirinha de vacinação.
A secretaria de Saúde também realiza vacinação aos pacientes acamados. Nos bairros onde há unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF), o trabalho é feito pela equipe da localidade. Já nos bairros onde não há ESF, os parentes ou responsáveis pelo paciente podem procurar o setor de vacinação do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas para fazer o agendamento.