logo

Grupamento ambiental da Guarda Municipal resgata animais

18/01/2008 16:14:16 - Jornalista: Claudia Liese

O Departamento de Proteção ao Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé continua realizando serviços de proteção a animais no município. Nos últimos dias, diversos animais foram resgatados pelas equipes – dois atobás, um tatu, duas cobras e uma capivara. Conforme o estado do animal, ele é devolvido ao seu habitat natural ou tratados.

Os atobás foram encontrados feridos na Praia do Pecado e na Lagoa de Imboassica e levados ao ambulatório veterinário da prefeitura. O tatu e as cobras, após repouso no quartel da Guarda, foram devolvidos ao seu habitat natural.

O último animal resgatado foi uma capivara que estava sendo caçada no bairro Virgem Santa. A capivara foi levada para o quartel da Guarda e depois solta em área de mata nativa do município.

A equipe da Gerência de Meio Ambiente da Guarda Municipal atua apurando denúncias e fazendo rondas periódicas em diversos locais do município. O Grupamento Ambiental trabalha em parceria com a secretaria Executiva de Meio Ambiente.

O gerente do Grupamento, o guarda municipal Madson faz apelo para que a população ligue e aponte qualquer irregularidade com animais silvestres.

- No caso da capivara, recebemos a denúncia que o animal estava sendo perseguido. Logo fomos para p local e conseguimos pegá-la. É muito importante que a população ligue para o telefone 2773-0466 e denuncie maus tratos com os animais, pede Madson.


Dos Crimes contra a Fauna

A Lei ambiental brasileira em seu Art. 29 considera crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

É também proibido impedir a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida; modificar, danificar ou destruir ninho, abrigo ou criadouro natural. São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.